ABIFA firma parcerias com instituições de ensino técnico, com vistas a combater apagão de mão de obra do setor

Você já ouviu falar em “apagão de mão de obra”? Pois é justamente esta a expressão usada para ilustrar a escassez de mão de obra especializada, que no Brasil atinge 81% das empresas participantes de uma pesquisa realizada em 2022 pela consultoria internacional de recursos humanos ManpowerGroup, que ouviu cerca de 40 mil entrevistados, de 40 países. Os números brasileiros são maiores do que a média global, de 75%, e hoje o país é o nono que mais enfrenta o problema, atrás de outras nações emergentes, como Taiwan, Índia e China, por exemplo.

No caso da Indústria, 84% das empresas brasileiras entrevistadas afirmaram sofrer com o “apagão de mão de obra”. Na fundição, não é diferente.

As últimas gestões da ABIFA levantaram o problema, que atinge todos os departamentos da fundição, indiscriminadamente. Ao acreditar na transformação socioeconômica por meio da educação técnica, a entidade organiza cursos on-line e presenciais, além de firmar parcerias visando à criação de treinamentos e cursos voltados ao setor.

A ABIFA foi inclusive uma grande defensora do Curso Técnico de Fundição ministrado pelo SENAI de Joinville/SC; o primeiro realizado na Região Sul do país, já no terceiro semestre de aulas.

As parcerias entre a ABIFA e o SENAI são de longa data, tendo por objetivo a construção coletiva de uma indústria de fundição forte e competitiva. Em março, representantes do SENAI estiverem na entidade, ocasião na qual foi firmado um acordo de formatação de cursos específicos para atender às necessidades do mercado de fundição e novas tecnologias.

Em breve teremos novidades nesse sentido. Até lá, mantenha o seu colaborador atualizado com os cursos oferecidos pela ABIFA: https://www.abifa.org.br/cursos/ .

Juntos, vamos construir uma indústria qualificada às atuais demandas internacionais, apta a competir em todo o mundo com a excelência “Made in Brazil”.

Cacídio Girardi

Presidente