AmstedMaxion e Greenbrier Maxion completam 78 anos de atuação no mercado ferroviário

As empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, originárias da Fábrica Nacional de Vagões (FNV) – a primeira fábrica de vagões do Brasil, completam 78 anos. Com alta tecnologia e inovação, ambas seguem preparadas para atender os avanços do transporte de carga por ferrovias previstos para acontecer nos próximos anos.

Greenbrier Maxion

A empresa desenvolve e produz todos os tipos de vagões, contando com linhas de montagem simultâneas com processos robotizados. O seu portifólio compreende mais de 30 modelos.

Trata-se de vagões com tara reduzida, maior capacidade de carga, maior eficiência energética, confiabilidade, facilidade nas operações de carga e descarga e na manutenção, reduzindo o custo logístico.

Outro diferencial dos vagões GBMX é o truque tipo Motion Control® – Truques Premium, desenvolvido especificamente para as condições operacionais e de via permanente das ferrovias brasileiras, proporcionando aumento da segurança operacional e vida útil dos componentes, além da redução do custo de manutenção.

Complementando o seu pacote de soluções, a Greenbrier Maxion possui uma linha especializada em serviços ferroviários. Instalada em um galpão dedicado, a linha de serviços recebe vagões que necessitam de revisão, manutenção, reforma e transformação.

Vagão FTT para transporte de celulose, desenvolvido e produzido pela Greenbrier Maxion.

Vagão FTT para transporte de celulose, desenvolvido e produzido pela Greenbrier Maxion.

AmstedMaxion

A fundição é referência na fabricação e fornecimento de fundidos ferroviários e industriais. Utilizando tecnologia de ponta para atender os mercados interno e externo, exportando para países da América do Sul, África, Ásia e Estados Unidos, a empresa produz e comercializa uma diversificada linha de fundidos ferroviários para o sistema de truque (travessa, lateral, cunha) e sistema de choque e tração de vagões (ponteira, braçadeira, engate, mandíbula, cruzeta, aparelho de choque).

No setor industrial, produz peças de 10 kg a 5 t, em aço carbono e baixa liga, completamente usinadas, atendendo os setores de mineração, máquinas e equipamentos para construção civil/caminhão fora de estrada e sucroalcooleiro.

Para os componentes do sistema de choque e tração, a AmstedMaxion patenteou um aço de baixa liga, otimizado com performance superior ao aço AAR-M201 grau “E” convencional, com melhor performance em termos de propriedades mecânicas, o que aumenta a resistência à fadiga.

Além disso, utilizando técnicas computacionais avançadas, desenvolveu e está fornecendo mandíbulas com novo projeto estrutural. Feita em aço carbono de alta resistência e tecnologia diferenciada, a peça é homologada pelo teste de fadiga acelerado, seguindo os critérios da Associação Americana de Ferrovias (AAR).

Ambas as empresas possuem as certificações ISO 14001 e 9001.

Foto AmstedMaxion