Complexo SENAI CIMATEC Park é inaugurado em Salvador

Instalado em uma área total de 4 milhões de m² no polo industrial de Camaçari, o objetivo do SENAI CIMATEC Park é dar suporte ao desenvolvimento e à inovação da indústria brasileira. O projeto é uma expansão dos limites e da atuação do SENAI CIMATEC. Com prazo total de 30 anos, os investimentos previstos passarão de R$ 2 bilhões.

O espaço conta com laboratórios avançados, usinas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco, além de uma pista de teste para o setor automotivo.

A primeira fase do SENAI CIMATEC Park foi inaugurada com praticamente todos os seus primeiros 11 galpões de inovação ocupados, com infraestrutura diferenciada para atender às necessidades nas áreas de automação, conformação e união de materiais, química, mineração, fármacos, biotecnologia e construção civil.

Segundo a entidade, o projeto do SENAI CIMATEC Park preenche a falta de centros tecnológicos com características industriais no país. Afinal, as universidades realizam pesquisas até o nível de bancada, enquanto a maioria das empresas não tem estrutura ou condições de testar novos modelos produtivos sem parar a linha de produção.

As atividades do SENAI CIMATEC Park contemplam os seguintes aspectos operacionais:

 

  • Apoio à fabricação de protótipos, instalações-piloto e equipamentos para ensaios
  • Infraestrutura industrial para ensaios e validação de processos em escala industrial
  • Infraestrutura de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD & I) em projetos envolvendo riscos operacionais
  • Infraestrutura para incubação de empresas industriais
  • Espaços para centros e laboratórios parceiros
  • Parque de empresas de base tecnológica e fabricação avançada