Festa do Fundidor reúne profissionais do setor em Joinville

A 40ª Festa do Fundidor aconteceu em 6 de dezembro, nas instalações da UNISOCIESC/Escola Técnica Tupy.

O evento reuniu profissionais do setor de todo o Brasil, tendo como modelo uma tradicional festa alemã trazida ao país por alguns metalúrgicos nos idos anos de 1979.

Afonso Gonzaga, presidente da ABIFA, discursa na Festa do Fundidor 2019

Afonso Gonzaga, presidente da ABIFA, discursa na Festa do Fundidor 2019

Desde 1980, um profissional do ramo é homenageado com o título “Fundidor do Ano”, por seu destacado trabalho e dedicação à indústria metalúrgica. O título de Fundidor do Ano 2019 foi concedido a Iberê Roberto Duarte, professor da Escola Técnica Tupy.

Iberê Roberto Duarte recebe o título de Fundidor do Ano das mãos de Luiz Carlos Guedes, consultor da Fundição Tupy.

Iberê Roberto Duarte recebe o título de Fundidor do Ano das mãos de Luiz Carlos Guedes, consultor da Fundição Tupy.

joinville3

O evento também é ocasião para homenagens a profissionais do setor e confraternização entre os que ali se encontram para falar sobre o ano que se vai e o futuro que está por vir.

joinville4 joinville5 joinville6

Lançamento da biografia de Mário Krüger

De autoria da jornalista e escritora Maria Cristina Dias, o livro Mário Krüger – Uma vida dedicada ao desenvolvimento do setor Metalúrgico Catarinense, foi lançado na Festa do Fundidor de Joinville.

A obra conta a história do metalurgista e diretor-técnico da ABIFA – Associação Brasileira de Fundição, que foi referência para o setor de fundição de Santa Catarina e do país nas últimas seis décadas.

Formado pela Escola Técnica Tupy (ETT), Mário Krüger atuou em grandes empresas do Estado de SC, a exemplo da Fundição Tupy, Fundemaq e Schulz, além prestar consultoria à WEG.

Com espírito agregador, experiência e grande conhecimento técnico, Mário Krüger promoveu o diálogo no setor, atuando como interlocutor com os sindicatos da categoria e contribuindo para o avanço das atividades.

Também foi um incansável defensor do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, instituição da qual participou ativamente por cerca de 30 anos e foi presidente por quatro vezes. Toda a renda advinda da venda de sua biografia será revertida a essa corporação.

Mário Krüger faleceu em março de 2018.

O livro Mário Krüger – Uma vida dedicada ao desenvolvimento do setor Metalúrgico Catarinense é vendido a R$ 25,00, sendo comercializado em eventos do setor de metalurgia e no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

joinville7