Indústria de máquinas e equipamentos – Indicadores conjunturais

De acordo com a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, o setor registrou queda em sua receita liquida em abril (-3,8%), no comparativo com março, respeitando o comportamento sazonal.

O resultado interanual, por outro lado, manteve o desempenho positivo iniciado no segundo semestre de 2020, como reflexo do processo de recuperação da atividade na indústria de máquinas e equipamentos.

Em relação a abril de 2020, o faturamento do setor aumentou +72,2% agora em 2021, mas há de se mencionar que abril de 2020 foi o mês que marcou o início da crise da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Exportações

No mês de abril, o mercado externo foi responsável pela melhora do desempenho da indústria de máquinas e equipamentos.

O crescimento das exportações foi de +8,% enquanto a receita interna sofreu uma queda de -6,1% na comparação com o mês de março de 2021.

Ainda que as vendas no mercado doméstico tenham registrado queda em relação ao mês anterior, na comparação interanual superou em +102% o resultado de 2020. Isso porque em abril de 2020 as vendas encolheram -33%, em razão da chegada da pandemia da COVID-19.

Importações

Em abril de 2021, as importações de máquinas e equipamentos voltaram a cair na comparação mensal (-18,2%), mas mantiveram o quadro de recuperação na comparação interanual (+28,4%).

Com isso, no ano a queda passou de 11,6%, em março, para 4,5% no período acumulado até abril.

Esta recuperação era esperada, em razão do processo de recuperação das atividade em diversos setores da indústria de transformação.

Os dados de ponta indicam continuidade de recuperação ao longo dos próximos meses.

Consumo aparente

Embora na ponta (abril/março) o consumo tanto de máquinas produzidas localmente como importadas tenha encolhido (-13,1%), a alta na comparação interanual (+47%) garantiu a continuidade da recuperação dos investimentos neste início de ano.

No acumulado do ano, a expansão dos investimentos foi de +18,2% em relação ao mesmo período de 2020.

Em abril, o marketshare do fabricante nacional aumentou novamente, tanto em relação ao resultado observado em março como em 2020, alcançando 53% do consumo nacional de máquinas e equipamentos.

Em abril de 2020, a participação do produtor local no consumo aparente foi de apenas 41,3%.

tabela