Indústria de máquinas e equipamentos – Índices setoriais

Em outubro, a receita líquida de máquinas e equipamentos registrou queda na margem, tanto na comparação mensal como interanual (-2,2%). O motivo, de acordo com a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, foi exclusivamente a relativa piora no mercado doméstico, que encolheu -3,3% no período.

Com este resultado, no acumulado de janeiro a outubro a indústria brasileira de máquinas e equipamentos totalizou crescimento de +25,4%, ante +29,5% até o mês de setembro.

As exportações do segmento apresentam trajetória contínua e intensa de recuperação na comparação com 2020. Em outubro, frente ao mesmo mês do ano passado, o incremento das vendas externas foi de +31,6%, sétimo seguido neste tipo de comparação, elevando o resultado acumulado no ano para crescimento de +31,1%.

Assim, em outubro, o valor acumulado das exportações representou 23,4% da receita de vendas do setor.

Nas importações de máquinas e equipamentos, houve queda em outubro (-2,0%), na comparação com o mês de setembro, mas crescimento na comparação interanual (+43,5%).