Profissionais renomados do Brasil e do exterior discutem o futuro da indústria de fundição em três dias de congresso
Realizado dias 17, 19 e 20 de setembro, a 18ª edição do CONAF – Congresso ABIFA de Fundição compreendeu 20 palestras, reunindo um público total de 167 profissionais.

Público presente em uma das 20 palestras do CONAF 2019.
O CONAF é realizado bienalmente, sob organização da ABIFA, ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, e ABAL – Associação Brasileira do Alumínio.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Antonio Diogo F. Pinto, diretor da ABIFA e membro do Comitê Técnico do CONAF, Augusto Koch Jr., diretor-técnico da ABIFA e também membro do Comitê Técnico do CONAF, e Afonso Gonzaga, presidente da ABIFA.

Da esquerda para a direita, Augusto Koch Jr., Afonso Gonzaga e Antonio Diogo F. Pinto.
Acompanhando as tendências mundiais de inovação da Indústria 4.0, o tema central do CONAF 2019 foi A fundição ontem, hoje e amanhã, no Brasil e no mundo.
Confira, a seguir, os principais highlights da palestra magna proferida por Steve Dawson, presidente e CEO da SinterCast, que sintetizou bem o momento atual e o futuro da indústria de fundição mundial.
Palestra Magna
Com a frase: “Não é hora de se preocupar, mas se preparar para o futuro”, Steve Dawson iniciou a sua apresentação abordando as tendências do mercado automotivo a partir do tipo de motor usado mundialmente.
Segundo apresentado, o mercado mundial é liderado pelos veículos com motores a gasolina (56,7%) e diesel (35,9%), seguido dos HEV, hybrid electric vehicles (3,8%), ECV, electronic convenience vehicles (2,0%) e APV/outros elétricos (1,5%). Esta pesquisa, conduzida em 2018 pelo European Automobile Manufacturers, mostra que o percentual dos motores a gasolina aumentou 6,4% entre 2017 e o ano seguinte, enquanto o diesel caiu 8,1%.
No entanto, a realidade é que a adesão aos veículos elétricos continua reduzida e restrita a menos de 10% do mercado mundial, sem perspectiva de aumento desta fatia.

Steve Dawson, presidente e CEO da SinterCast, na palestra magna do CONAF 2019.
Para explicar esta “teoria”, Dawson apresentou números que comprovam que o diesel continua sendo a melhor opção para veículos pesados e autonomia de grandes distâncias, enquanto uma comparação da emissão de CO2 entre os motores de combustão interna e os elétricos revelou a necessidade de se avaliar parâmetros diversos antes de se afirmar que os elétricos são menos poluentes.
Afinal, o impacto ambiental de uma ou outra opção deve levar em conta não somente as emissões destes motores, mas também os seus respectivos processos de produção.
Nesta mesma linha Dawson abordou o “braço-de-ferro” entre o ferro fundido e o alumínio, citando um estudo relativo à análise da energia dispendida no ciclo de vida do Al (98 GJ/t) e do ferro (17 GJ/t).
Outro dado trazido por Dawson dá conta que a energia consumida na confecção de blocos de motor em ferro fundido e alumínio soma 13,1 GJ/t e 25,8 a 59,2 GJ/t (dependendo do processo empregado), respectivamente.
Controle e rastreabilidade da Indústria 4.0 na fundição de ferro
Ao abordar este tema, Dawson afirma que na Indústria 4.0 cada fundido é único, graças à possibilidade de rastreabilidade de todo o processo.
Para exemplificar o que a SinterCast tem feito nesse sentido, Dawson apresentou um case que tem como foco o SinterCast Ladle Tracker. Trata-se de um sistema que rastreia e registra, automaticamente, o progresso de todas as panelas de fundição, em todas as etapas do processo, desde o forno até o seu vazamento.
O Ladle Tracker garante que todas as etapas sejam concluídas com sucesso, no prazo estipulado, e que todos os parâmetros, como peso da panela de fundição, temperatura e produtos químicos, permaneçam dentro do intervalo especificado.
Este recurso de rastreamento ainda foi estendido com o SinterCast Cast Tracker, que é capaz de rastrear machos, moldes, caixas de moldes, peças fundidas e operadores. Para o usuário final, essa nova funcionalidade oferece rastreabilidade completa de todas as peças fundidas, enquanto para a fundição ela fornece as informações necessárias para determinar correlações robustas entre defeitos e os parâmetros do processo.
Este, assim como os demais trabalhos apresentados no CONAF 2019, estão no site da ABIFA (http://www.abifa.org.br/conaf/trabalhos/) e serão publicados, na íntegra, em edições futuras da Revista FMP.