Seminário de Tecnologia e Fundição de Precisão

Em 19 de abril, foi realizado o Seminário de Tecnologia e Fundição de Precisão, que aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, campus Caxias do Sul.

O evento foi organizado pela Comissão de Fundição de Precisão da ABIFA – Associação Brasileira de Fundição, em parceria com o IFRS.

Na abertura do evento, Cleber Rodrigo de Lima Lessa, professor do IFRS, o Instituto está trabalhando no projeto da criação de um Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), para dar suporte tecnológico e intelectual para as empresas do ramo metalmecânico. O IFRS possui um NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), que já presta suporte para propriedade intelectual, mas será no CIT que serão possíveis fazer testes, análises, simulações físicas e aferição de simulações virtuais.

O seminário contou com a apresentação da palestra: Ceras e suas Aplicações – PARAMELT, ministrada por Marcelo Añibarro, a convite do sr. Sérgio A. Santos, diretor-presidente e CEO da empresa Fundimazza Microfusão de Aços.

Também foi apresentado o case Simulação – MGA, a cargo do sr. Graciliano Freiria, e a palestra Simulação Numérica como parte integrante do desenvolvimento de produto, projeto e processo – MAGMA, do sr. Reinaldo Oliveira.

A troca de informações foi embasada em questões levantadas pelos presentes, tendo sido mediada pelo professor Lessa. Com isso, o evento foi um espaço constante de perguntas e respostas, o que o sr. Maurício Oliveira, presidente da comissão, considerou muito produtivo.

O engenheiro Alexandre Scaramuzzi, representando a empresa Fundimazza, teve uma participação importante ao colocar aos presentes a necessidade da troca de informações entre o setor, visando ao desenvolvimento de todas as empresas que compõe a cadeia de microfusão no Brasil.

A Associação Brasileira de Fundição agradece a presença de todos e entende que a troca de informações técnicas entre as organizações é de extrema importância para o progresso do setor.