Seminário técnico: Um olhar sobre produtividade, competitividade e inovação tecnológica

A cidade de Nova Veneza (SC) sediou mais uma edição do Seminário técnico: Um olhar sobre produtividade, competitividade e inovação tecnológica, que aconteceu em 6 de junho.

O evento foi organizado pelas empresas Elkem, Euromac, Inductotherm e SII Group, contando com a participação de 15 fundições da região. No total, 35 profissionais do setor prestigiaram o seminário.

Roberto João de Deus, diretor-executivo da ABIFA, iniciou o dia com a apresentação de dados do mercado brasileiro de fundição, cuja produção totalizou 766.448 t no primeiro quadrimestre do ano, o que equivale a uma alta de 4,0% em relação ao mesmo período de 2018.

O evento prosseguiu com apresentações técnicas das empresas patrocinadoras, configurando-se uma excelente oportunidade para a troca de experiência e boas práticas.

Os temas abordados foram:

• ELKEM: Novos Inoculantes (análise térmica, novos inoculantes e ligas inoculantes, planta de Límpio e início da produção de ligas)

• EUROMAC: Novas Tecnologias em sistemas de moldagem, marcharia e vazamento – Um estudo da redução de custos e aumento da produtividade

• INDUCTOTHERM: Melhorias no processo de utilização do forno de indução – Redução de desperdício no processo; orientações para segurança na operação

• SII GROUP: Resina fenólica de cura ácida – Retrofitting de um sistema no-bake

Participantes evento

Participantes do evento