SENAI lança curso de Operador de Processos de Fundição

A Escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo lançou o curso de aprendizagem industrial Operador de Processos de Fundição, cujo objetivo é proporcionar qualificação profissional ao operador de máquinas e ferramentas, capacitando-o a realizar os mais diversos processos de fundição, manuais e automatizados.

Ele foi concebido para atender a uma demanda das indústrias de fundição, que carecem de mão-de-obra especializada nas mais diversas atividades.

Entre as possibilidades de atuação deste profissional, destacam-se as de forneiro, vazador, operador de máquinas injetoras, operador de prensa, macheiro, rebarbador, moldador e auxiliar de laboratório de preparação de areias.

 

Quem pode participar do curso

O curso está disponível para jovens com mais de 18 anos e idade máxima que lhe permita conclui-lo antes de completar 24 anos. Os interessados também devem ter o ensino médio completo.

 

Como o curso é ofertado

As empresas interessadas devem se manifestar por meio de uma carta de reserva de vagas, informando ao SENAI-SP quantos aprendizes pretendem contratar. Para cada aprendiz a ser contratado, a empresa pode indicar até cinco candidatos, que passarão por um processo seletivo aplicado pelo SENAI.

Os classificados são encaminhados novamente às empresas, para que sejam definidos quem serão os aprendizes contratados e que irão compor a turma.

O curso de Operador de Processos de Fundição é gratuito para os alunos e para as empresas beneficiárias do SENAI-SP.

 

Sobre as aulas

O curso possui 800 h de duração (cerca de 1 ano), com disciplinas de base e específicas da área de fundição. Todas as aulas teóricas e práticas são ministradas pelo SENAI-SP. A empresa pode oferecer ao aprendiz a possibilidade de realizar prática profissional complementar no turno inverso ao das aulas.

 

Grade curricular

Entre as disciplinas contempladas no curso, destacam-se as de comunicação oral e escrita; ciências aplicadas à metalurgia; desenho técnico; fundamentos da metalurgia; processos de fusão de metais e processos de fundição. Este último casocompreende os processos de moldagem em areia; processos de fundição em moldes permanentes; processos de fundição de precisão e processos de acabamento em peças fundidas.

 

SERVIÇO

Escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo

Av Ari Barroso305, Osasco (SP)

Coordenador técnico do núcleo de metalurgia: Glauber Silva de Oliveira (goliveira@sp.senai.br)

Tel. (11) 3685-7971 / (11) 3685-7999 ramal: 7971

metalurgia.sp.senai.br