Stihl fecha quadrimestre com crescimento de +17% no faturamento

A Stihl fechou o primeiro quadrimestre de 2022 com crescimento total de +17% no faturamento, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, atingindo a marca de R$ 1,228 bilhão.

Sob o ponto de vista do comércio internacional, os principais produtos exportados pela empresa foram: motosserras e roçadeiras. Os mercados da Argentina, Equador, Índia, Cingapura, México, Colômbia e China foram os principais destinos.

Cláudio Guenther, presidente da empresa, ressalta: “Investimentos corajosos e estratégicos, que permitem superar desafios e modernizar a produção, além de outros motivos relevantes, como o aumento da demanda global, permitem à Stihl estabelecer resultados positivos ano após ano. O início de 2022 apresentou uma oscilação do câmbio, que impacta diretamente no trabalho de exportação. Entretanto, notamos uma melhor condição para aquisição de matérias-primas. A projeção para o ano é positiva, temos a liberação de investimentos de mais de meio bilhão de reais, o que demonstra a confiança da matriz alemã na unidade brasileira”.

Planos para 2022

Em setembro, está prevista a inauguração do novo Centro de Distribuição (CD) da empresa, localizado na cidade de Benevides (PA), que visa reduzir o tempo de entrega dos produtos, aprimorando a qualidade da logística e otimizando custos. A estrutura atenderá as Regiões Norte e Nordeste do país.

Além disso, também haverá investimentos em tecnologia e novas máquinas para aumento da capacidade produtiva da companhia em cerca de 30%.

A empresa ainda finalizará no segundo trimestre as obras dos novos prédios da ferramentaria – que consolida a área como um centro de competência internacional em moldes para o Grupo.

Balanço 2021

A Stihl Brasil registrou R$ 2,9 bilhões de faturamento em 2021, o que representa +24% de crescimento em relação ao ano anterior, “mesmo com desafios do mercado, tais como a falta de componentes e desabastecimento enfrentado por muitos setores”.

A exportação representa grande parte desse crescimento, reforçando a importância expressiva do comércio internacional com mais de 70 países nos negócios da Stihl Brasil.

Em 2021, a produção da empresa aumentou +32%.

Cláudio Guenther, presidente da Stihl. Crédito: Glauco Arnt.

Cláudio Guenther, presidente da Stihl. Crédito: Glauco Arnt.