Tupy lança curso de especialização e inovação em Fundição 4.0
A Tupy, multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido, lançou o curso Master In Business Innovation (MBI) em Fundição 4.0.
A capacitação, exclusiva para cerca de 50 colaboradores da empresa aprovados em processo de seleção interna, está alinhada à estratégia de inovação e transformação digital da fundição.
Fernando de Rizzo, CEO da Tupy, destaca que “a adesão a novas tecnologias só traz real geração de valor quando há o envolvimento das pessoas. São elas que têm capacidade de aprender, gerar e compartilhar conhecimento. E isso leva à transformação”.
A Tupy tem um papel importante na história da educação na indústria, que teve início com a fundação da Escola Técnica Tupy, em 1959. Hoje, a companhia dá continuidade a esse legado investindo na educação básica, ensino técnico, graduação, mestrado e doutorado dos seus colaboradores.
O MBI faz parte dessa trilha de aprendizagem, que contempla também a Escola de Fundição Tupy, um programa interno de capacitação profissional, iniciado há 3 anos. Além de uma formação generalista em Fundição, para que todas as áreas da empresa conheçam com mais profundidade o negócio, há também um curso técnico em Metalurgia. “Agora, com o MBI, os profissionais terão a oportunidade de participar de uma especialização em inovação e fundição, totalmente customizada para os processos Tupy”, segundo a empresa.
A formação é composta pelos módulos: Estratégia, Planejamento, Liderança para Indústria 4.0, Fábricas Inteligentes e Modelos de Negócio e Produtos Inteligentes.
O projeto final de Manufatura Avançada aplicada à Fundição titulará os alunos com pós-graduação Lato Senso.
Os encontros serão presenciais e on-line, com visitas técnicas a fábricas e laboratórios conceito. A expectativa é que a primeira turma se forme em maio de 2023.

Prof. Alvaro T. Prata, na aula Magna do curso MBI Fundição 4.0.