Tupy lança curso de especialização e inovação em Fundição 4.0

A Tupy, multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido, lançou o curso Master In Business Innovation (MBI) em Fundição 4.0.

A capacitação, exclusiva para cerca de 50 colaboradores da empresa aprovados em processo de seleção interna, está alinhada à estratégia de inovação e transformação digital da fundição.

Fernando de Rizzo, CEO da Tupy, destaca que “a adesão a novas tecnologias só traz real geração de valor quando há o envolvimento das pessoas. São elas que têm capacidade de aprender, gerar e compartilhar conhecimento. E isso leva à transformação”.

A Tupy tem um papel importante na história da educação na indústria, que teve início com a fundação da Escola Técnica Tupy, em 1959. Hoje, a companhia dá continuidade a esse legado investindo na educação básica, ensino técnico, graduação, mestrado e doutorado dos seus colaboradores.

O MBI faz parte dessa trilha de aprendizagem, que contempla também a Escola de Fundição Tupy, um programa interno de capacitação profissional, iniciado há 3 anos. Além de uma formação generalista em Fundição, para que todas as áreas da empresa conheçam com mais profundidade o negócio, há também um curso técnico em Metalurgia. “Agora, com o MBI, os profissionais terão a oportunidade de participar de uma especialização em inovação e fundição, totalmente customizada para os processos Tupy”, segundo a empresa.

A formação é composta pelos módulos: Estratégia, Planejamento, Liderança para Indústria 4.0, Fábricas Inteligentes e Modelos de Negócio e Produtos Inteligentes.

O projeto final de Manufatura Avançada aplicada à Fundição titulará os alunos com pós-graduação Lato Senso.

Os encontros serão presenciais e on-line, com visitas técnicas a fábricas e laboratórios conceito. A expectativa é que a primeira turma se forme em maio de 2023.

Prof. Alvaro T. Prata, na aula Magna do curso MBI Fundição 4.0.

Prof. Alvaro T. Prata, na aula Magna do curso MBI Fundição 4.0.