Unidade de fundidos e usinados da Romi registra crescimento de 114,7% no 1T, refletindo recuperação do mercado brasileiro antes da pandemia

A Indústrias Romi S.A., registrou crescimento de 32,7% em sua entrada de pedidos no 1T20, em relação ao mesmo período de 2019, demonstrando que havia uma significante recuperação do mercado brasileiro na época.

Na Unidade de Fundidos e Usinados, o crescimento foi de 114,7%, reflexo da retomada do segmento de peças fundidas de grande porte.

Já na Unidade Máquinas Romi, a entrada de pedidos no 1T20 apresentou crescimento de 21,8%, quando comparado ao 1T19, resultado da recuperação do mercado brasileiro a partir do 4T19.

Receita operacional líquida

A receita operacional líquida da empresa apresentou crescimento de 37,4% no 1T20, sobre o mesmo período de 2019, refletindo positivamente na margem operacional, que nesse mesmo período apresentou expansão de 18,2 p.p.

Nos três primeiros meses do ano, a Unidade de Fundidos e Usinados alcançou crescimento de 36,9% na receita operacional líquida em relação ao 1T19, impulsionado pelas entregas das peças de grande porte. A margem operacional apresentou crescimento 15,6 p.p., reflexo do maior volume de produção e faturamento.

Na Unidade Máquinas Romi, a receita operacional líquida no 1T20 foi 19,7% maior do que a observada no 1T19, decorrente da retomada do mercado doméstico. Esse crescimento, aliado ao controle das despesas operacionais, resultaram em uma expansão da margem operacional nesse mesmo período de comparação, de 11,5 p.p.

No 1T20, a Unidade de Máquinas B+W apresentou crescimento de 107,2% em sua receita operacional líquida. O maior volume de faturamento, aliado aos projetos com foco em incremento da rentabilidade, refletiram na evolução na margem operacional.

Segundo Luiz Cassiano R. Rosolen, diretor-presidente da Romi, “a partir do quarto trimestre de 2019, observamos uma recuperação econômica que se manteve no início de 2020, motivando uma melhora da confiança na indústria. Entretanto, com o início da crise de saúde provocada pela pandemia do novo Coronavírus, é possível notar uma retração significativa desse índice. Considerando este cenário, nosso foco em 2020 passa ser a proteção do nosso principal ativo: o nosso time, seus familiares e nossos parceiros de negócio. Implementamos uma série de medidas restritivas nesse sentido e estamos trabalhando para atender os nossos clientes com o mesmo nível de excelência desempenhado por nós ao longo dos nossos 90 anos de existência”.