18º Encontro dos Fundidores do PR – Evento técnico

Confira a seguir a Cobertura completa do primeiro dia da 18ª edição do Encontro dos Fundidores do Paraná, composto por palestras técnicas e cases.

O objetivo do evento, que ocorre na Chácara Minatti, em Campina Grande do Sul (PR), é integrar os empresários de fundição da Região, levando oportunidades e soluções que agreguem valor aos seus negócios.

Evento Técnico

A programação do primeiro dia do evento foi composta pelas palestras abaixo descritas.

Palestra Magna I – Mercado de máquinas agrícolas

Na ocasião, a empresa Agco discorreu a respeito da produção de grãos no Brasil, que está em atuais 269 milhões de toneladas de grãos; volume que deve dobrar nos próximos dez anos, aumentando a demanda de máquinas agrícolas.

Atualmente, a Agco compra US$ 503 milhões globalmente em peças fundidas por ano, sendo que o Brasil atende a 18% do seu volume de compras.

De acordo com a empresa, a demanda mundial de peças fundidas corresponde a US$ 101 bilhões.

Magma – Otimize suas peças agrícolas fundidas

O Case apresentado demonstrou como o processo de simulação da fundição com o uso do MAGMASOFT® pode ser aplicado nas etapas de desenvolvimento e fabricação de um componente fundido para o segmento agroindustrial.

Pelos resultados apresentados no estudo de caso, as alterações implementadas no projeto após a simulação proporcionaram a redução de metal líquido necessário para alimentar o sistema; aumento do rendimento metalúrgico em 18,2%; economia de 64,0% no consumo de areia; redução de 50% no número de abertura de válvula ou basculamento da panela; e diminuição do tempo de vazamento em 3 s (equivalente a 20% para cada duas peças).

Com isso, obteve-se uma redução de 35% no custo final de fabricação da peça, além da redução estimada no tempo de produção em 25%.

Foto Magma

Origetec – Processo cold-box, alta produtividade com automação

A empresa apresentou um novo conceito de fundição com processo 100% cold-box, alta produtividade, baixo custo de investimento e rápido retorno.

No projeto MDS apresentado, foram obtidos resultados como: redução de -30% da mão de obra direta; diminuição do refugo de areia misturada (-8%); redução de -9% do consumo de resina por quilo de molde; melhora de 12,5% do aproveitamento do forno; diminuição do consumo de catalizador (-9,5%) e redução de -9,4% do refugo de peças.

origetec

 

Tecnobriq – Vantagens econômicas e ambientais na utilização de cavaco briquetado nas fundições

Fabricante de briquetadeiras, a Tecnobrig discorreu a respeito das vantagens da utilização do cavaco briquetado, uma “matéria-prima nobre” em suas palavras, que deve reunir as seguintes características: alta densidade, baixa umidade e elevada resistência.

De acordo com a empresa, as vantagens do seu uso compreendem: boa incorporação ao banho; redução da emissão de gases e escórias (em 90%); não há queima; menor consumo de energia elétrica e tempo de fusão (entre 5% e 10%); recuperação do óleo de corte (99%) e redução da compra de ferroligas.

Entre os chamados “resultados secundários”, foram abordados: dispensa de caçambas para decantação; redução do volume de cavacos (de 3,5 a 6 vezes); aumento da vida útil de filtros de manga e refratários; uso de panela de vazamento para manter o briquete aquecido; mistura dos finos de rebarbação com o cavaco e eliminação da centrífuga.

tecnobriq

Esta máquina é capaz de compactar briquetes com alta densidade, sendo totalmente automatizada.

ADF – Areia Descartada de Fundição

A esse respeito foi apresentada a Lei nº 21.023/2022, que autoriza a utilização da ADF de forma ambientalmente correta no Estado do Paraná.

As possibilidades de reúso da ADF previstas compreendem: Produção de concreto asfáltico; fabricação de artefatos de concreto; base, sub-base e reforço de subleito para execução de estradas, rodovias e vias urbanas; cobertura diária em aterros sanitários e industriais; fabricação de telhas, tijolos e outros artigos de barro cozido, para a confecção de artigos em cerâmica; assentamento de tubulações e de artefatos para pavimentação.

Para informações adicionais, leia a matéria completa em: https://www.abifa.org.br/revista50/#p=6.

Palestra Magna II – Tecnitri

A importância da gestão financeira, linhas de crédito disponíveis para o setor, linhas de fomento e revisão administrativa tributária foram os temas abordados.

Küttner NBS – O projeto de expansão da fundição Missner

Informações adicionais sobre este Case serão apresentadas posteriormente na revista Fundição & Matérias-Primas: https://www.abifa.org.br/revista-abifa/.

Küttner do Brasil – O projeto de uma fundição Greenfield – Metalsider

Informações adicionais sobre este Case serão apresentadas posteriormente na revista Fundição & Matérias-Primas: https://www.abifa.org.br/revista-abifa/.

Euromac – Otimização de processo com a implantação de sopradoras de machos e moldes de alta performance e tecnologia

A empresa apresentou um Case realizado na fundição Alumetaf, após a conclusão de otimizações realizadas em sua área de macharia, que em 2017 passou a contar com uma sopradora Euromac de 25 L, de partição vertical e horizontal, para a produção incialmente de machos e, posteriormente, de moldes em cold-box. Em 2021, a fundição voltou a investir, dessa vez na aquisição de uma sopradora de 40 L para a produção de moldes em cold-box, com ferramentais de partição horizontal.

Com estes investimentos, hoje a fundição produz moldes em cold-box com dimensões maiores e uma relação areia/metal baixa, reduzindo substancialmente os custos produtivos e de mão de obra, além do aumento da produtividade e qualidade final.

Entre os resultados obtidos, destacam-se a melhoria da compactação dos machos/moldes produzidos, redução no consumo de catalisador, diminuição do tempo de ciclo de gasagem e, consequentemente, do tempo de ciclo total.

O Case completo será posteriormente publicado na Revista Fundição & Matérias-Primas: https://www.abifa.org.br/revista-abifa/.

euromac

Foseco – Estudo de caso de otimização no rendimento metálico

A empresa discorreu sobre como a tecnologia de luvas Feedex VAK é capaz de proporcionar a redução dos custos de fabricação e, consequentemente, dos fundidos.

As luvas auto-centradas Feedex VAK foram projetadas para aplicações em linhas de moldagem automáticas em areia verde. Em combinação com o pino de suporte adequado, elas podem ser utilizadas em linhas de moldagem automatizadas de ciclo rápido.

A nova geração Feedex VAK também é produzida com a formulação Feedex, com baixo teor de fluoretos, elevada capacidade exotérmica e material de alta resistência, segundo a fabricante.

foseco

Elkem – Sustentabilidade e negócios

A empresa abordou o seu compromisso global de sustentabilidade em diversas esferas, contribuindo para a redução das emissões em suas 29 fábricas, em 19 países. A companhia fornece soluções em silicones, produtos de silício e carbono, por meio de três divisões de negócios.

O seu comprometimento para com a mudança climática se faz em três frentes: Redução das emissões; fornecimento de produtos e soluções necessárias para a transição “green” e fomento da economia circular.

elkem

Sinto Brasil – Máquina de moldar sem caixas – FCMX

Segundo apresentado pela empresa, em algumas famílias de produtos, a moldagem horizontal possui vantagens em relação à vertical, tais como um melhor rendimento metalúrgico, facilidade para a colocação de machos e mais flexibilidade na linha de resfriamento dos moldes.

Visando a esse mercado, foi desenvolvido o modelo FCMX de máquina de moldagem horizontal sem caixas, de alta velocidade e estabilidade estrutural, cuja velocidade pode chegar a 200 moldes/h, incluindo-se 9 s livres para a colocação de machos.

Entre os seus diferenciais estão o sistema de aeração, que fluidiza a areia durante a alimentação; consumo de ar reduzido em até 70% em relação às máquinas que utilizam sopro; ruído durante o funcionamento de 75dB(A); sistema de controle da compressão (os moldes superior e inferior são compactados simultaneamente); e guias de fechamento das caixas superior e inferior com colunas super reforçadas.

Em relação à operação da máquina, o cliente pode escolher a altura do molde, e o sistema de moldagem é em câmara fechada.

Máquina de Moldar sem Caixa FCMX.

Máquina de Moldar sem Caixa FCMX.

Servtherm – Tecnologia e eficiência energética na fundição

A empresa abordou tópicos sobre as tecnologias disponíveis em fornos a indução e como elas são capazes de melhorar o aproveitamento energético das fundições.

Para tanto, foram dadas dicas sobre como selecionar o equipamento mais adequado para a sua fundição (levando em consideração a densidade de potência, tamanho do forno e adequação ao processo); a necessidade de mudança de cultura na empresa, com treinamentos e metodologias para operadores e gerentes; e como a tecnologia é capaz de reduzir os custos dentro da fundição (tecnologia X eficiência energética).

servtherm

ABIFA – Reunião Plenária

A ABIFA – Associação Brasileira de Fundição, apoiadora do 18º Encontro dos Fundidores do Paraná, realizou a sua Reunião Plenária mensal durante o evento.

Nela foram apresentados dados do desempenho do setor no primeiro semestre de 2022, com destaque para o crescimento de +11,2% da produção brasileira de fundidos nos seis primeiros meses do ano, no comparativo com o 1S21.

A nova projeção estimada pela entidade aponta um crescimento de +14% no atual exercício, em relação ao ano de 2021.

Acesse a matéria completa em: https://www.abifa.org.br/industria-brasileira-de-fundicao-fecha-1s-com-alta-de-112/.

ABIFA - lOGO

Palestra Magna III – Tecnologias de produção para o sucesso da indústria de fundição

Luiz Carlos Guedes abordou como o desenvolvimento tecnológico e a capacitação das equipes técnicas são fundamentais para atender aos desafios que se apresentam na nova geração de peças de engenharia.

Foram discutidas novas tecnologias fundamentais para atender a esse mercado, assim como a importância de se dispor de uma equipe técnica competente para absorvê-las e implementá-las.