ABIFA reúne profissionais do setor em Nova Veneza (SC)

Em agosto, a Reunião Plenária da ABIFA aconteceu em Nova Veneza (SC), reunindo profissionais do setor e fundições de todo o Estado.

Além dos números de mercado da indústria brasileira de fundição, também foram ministradas palestras técnicas, cujo conteúdo é compilado a seguir.

Origitec – Processo cold-box, alta produtividade com automação

A Origitec apresentou um novo conceito de fundição com processo 100% cold-box, alta produtividade, baixo custo de investimento e rápido retorno.

No projeto MDS apresentado, foram obtidos resultados como: redução de -30% da mão de obra direta; diminuição do refugo de areia misturada (-8%); redução de -9% do consumo de resina por quilo de molde; melhora de 12,5% do aproveitamento do forno; diminuição do consumo de catalizador (-9,5%) e redução de -9,4% do refugo de peças.

origetec

Tecnobriq – Vantagens econômicas e ambientais na utilização de cavaco briquetado nas fundições

Fabricante de briquetadeiras, a Tecnobrig discorreu a respeito das vantagens da utilização do cavaco briquetado, uma “matéria-prima nobre” em suas palavras, que deve reunir as seguintes características: alta densidade, baixa umidade e elevada resistência.

De acordo com a empresa, as vantagens do seu uso compreendem: boa incorporação ao banho; redução da emissão de gases e escórias (em 90%); não há queima; menor consumo de energia elétrica e tempo de fusão (entre 5% e 10%); recuperação do óleo de corte (99%) e redução da compra de ferroligas.

Entre os chamados “resultados secundários”, foram abordados: dispensa de caçambas para decantação; redução do volume de cavacos (de 3,5 a 6 vezes); aumento da vida útil de filtros de manga e refratários; uso de panela de vazamento para manter o briquete aquecido; mistura dos finos de rebarbação com o cavaco e eliminação da centrífuga.

Esta máquina é capaz de compactar briquetes com alta densidade, sendo totalmente automatizada.

Esta máquina é capaz de compactar briquetes com alta densidade, sendo totalmente automatizada.

Inductotherm Group – Novas tecnologias nos sistemas de fusão

A empresa apresentou soluções em sistemas de proteção para fornos a indução, oferecidas pela sua Divisão Melting. Entre elas, destacam-se o sistema detector de fuga à terra (Aranha); detector terra portátil; sistema de proteção e monitoramento de aterramento do banho (GLD); sistema de proteção de penetração de metal (EMMLD); e a solução em gerenciamento de fornos de fusão iSense Lte.

A tecnologia iSense Lte consiste em uma combinação de topologia de rede, protocolos de comunicação, banco de dados e sensores conectados por meio de uma interface gráfica do usuário, permitindo acesso remoto a qualquer hora, em qualquer lugar. O sistema é composto por um acesso via Internet, para monitoramento dos dados de operação e alarmes, com acesso via celular.

A tecnologia iSense Lte reúne recursos baseados em Ethernet, proporcionando a gestão remota de fornos de fusão.

A tecnologia iSense Lte reúne recursos baseados em Ethernet, proporcionando a gestão remota de fornos de fusão.

Tecnitri – Importância da gestão financeira, linhas de crédito, linhas de fomento e tratamentos tributários diferenciados

A empresa discorreu sobre a importância da gestão financeira, linhas de crédito e de fomento, além da revisão administrativa tributária e alteração da lei sobre o crédito de ICMS sobre uso de material reciclado nos produtos.

A Tecnitri acompanha e elabora diagnósticos, mentoria, consultoria, treinamento, assessoria e apoio empresarial, realizando a interface entre os clientes que necessitam de recursos e o mercado, buscando as mais diversas alternativas de crédito.

Também desenvolve e implanta diagnósticos e mentoria empresariais, visando à reestruturação da empresa com foco em resultados e na geração de caixa.

Layout sequencial dos trabalhos de diagnóstico, mentoria, consultoria, treinamento, assessoria e apoio empresarial oferecidos pela Tecnitri

Layout sequencial dos trabalhos de diagnóstico, mentoria, consultoria, treinamento, assessoria e apoio empresarial oferecidos pela Tecnitri

Tecnova – Sucatas, do beneficiamento ao benefício para as fundições

 

Segundo estimativa apresentada pela empresa, mais de 6 milhões de toneladas de sucata de ferro são processadas e recicladas no Brasil anualmente, o que representa algo em torno de 30% do que é utilizado pelas indústrias em materiais novos, que são colocados no mercado.

As vantagens econômicas e ambientais do emprego da sucata também foram apresentadas, como a redução das emissões de CO2 em 58%, o que contribui significativamente para o processo de descarbonização.

Entre os produtos oferecidos pela Tecnova, destacam-se sucatas de aço-carbono (baixo, médio e alto Mn), de aço galvanizado, inox 304, inox 430 e oxicorte.

Sucata de aço-carbono oferecida pela Tecnova

Sucata de aço-carbono oferecida pela Tecnova

 

AMB – História e serviço do jateamento – Soluções no mundo de jateamento e acabamento de superfície

 

A Alju Metal Blasting apresentou as soluções que oferece em equipamentos para jateamento, as quais compreendem jateadoras de prato simples/duplex, jateadoras de tamboreamento, jateadoras de cargas suspensas e jateadoras contínuas de esteira, além de projetos especiais de jateamento.

A empresa também desenvolve equipamentos para o acabamento de superfícies.

A próxima Reunião Plenária da ABIFA acontece em 29 de setembro, em Caxias do Sul (RS).