ABIFA vai a Brasília apresentar o setor ao novo governo
A diretoria da ABIFA, representada por Afonso Gonzaga, presidente, e Roberto João de Deus, diretor-executivo, esteve em Brasília ao lado de representantes do setor: Antonio Kuskowski e João Rita Caldeira, presidente e diretor-financeiro da Teksid do Brasil, respectivamente, José Claudio Macedo Cardoso, diretor-industrial da Fundição de Ferro da WHB Automotive, e Marcos Tavares Leite, consultor jurídico da ABIFA.
O encontro com a equipe do secretário Marcos Cintra, titular da Secretaria da Receita Federal, foi acompanhado pelo deputado federal Domingos Sávio.
O objetivo da reunião foi apresentar a indústria brasileira de fundição à equipe do governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, enfatizando a importância do setor no cenário nacional da indústria de transformação.
Entre os pontos ressaltados, destacou-se o uso intensivo da mão de obra nas fundições e a consequente relevância da desoneração da folha de pagamento para a sua plena recuperação e crescimento.
Outras questões abordadas foram o Reintegra, eSocial e Bloco K, que atualmente oneram enormemente a indústria brasileira, dificultando a geração de empregos e, portanto, o desenvolvimento da indústria brasileira.
“Da parte do governo, fomos informados que a Receita prepara uma nova Reforma Tributária e, para isso, estão sendo ouvidos setores diversos da economia, a exemplo do nosso”, afirma Gonzaga. “Nesse primeiro momento, no entanto, a prioridade é a Reforma da Previdência”, finaliza.

Reunião realizada entre representantes da indústria de fundição e a equipe do Secretário Marcos Cintra.