ABIFA vai à China e divulga calendário de eventos no Brasil em 2019
Entre os dias 16 e 19 de maio, a ABIFA esteve presente na 16ª Metal China – Exposição Internacional de Fundição da China, realizada na cidade de Beijing, no China International Exhibition Center, totalizando 108 mil m2 divididos em oito pavilhões, com ocupação de 94%.
Paralelamente à feira foram realizados um Congresso Internacional de Fundição e o 2º Asian Foundry Forum, com participação da França, Mongólia, Vietnã, Japão, Rússia, Índia, Indonésia, Tailândia, Coréia do Sul, Bangladesh, Cambodja e Paquistão.
Na ocasião, Roberto João de Deus, diretor-executivo da ABIFA e representante da entidade no evento, aproveitou para divulgar o CONAF e FENAF 2019 e o BRICS FOUNDRY FORUM, que acontecem simultaneamente em setembro do próximo ano, como parte das comemorações pelos 50 anos da ABIFA.
A seguir são destacados alguns pontos observados no evento e também curiosidades sobre o mercado asiático de fundição:
- A China possui 26 mil fundições.
- A CFA – China Foundry Association lançou um e-commerce de produtos funidos.
- A maioria das fundições presentes expuseram as suas peças, a exemplo de hubs de energia eólica, blocos marítimos de até 33 t, autopeças e componentes para máquinas com peso entre 9 e 15 t.
- No congresso, a Índia ministrou uma palestra sobre Inovação, na qual apresentou desde uma rústica bicicleta “anfíbia” desenvolvida por um morador local, até soluções para areias de fundição, água de reuso e emprego da energia solar na indústria de fundição.
- A Índia possui 4.600 fundições, a maioria de pequeno e médio porte.
- Ao contrário de alguns países ocidentais, os países asiáticos estão se abrindo para o mundo sob a bandeira da cooperação e da parceria em busca de soluções em prol da indústria de fundição em âmbito global.