Após dois meses negativos, indústria registra recuperação em janeiro

O mês de janeiro foi positivo para indústria brasileira, segundo Indicadores Industriais da CNI – Confederação Nacional da Indústria. No primeiro mês do ano, todos os índices da publicação registraram alta, com destaque para a elevação do faturamento real em 1,5%, o que reverte a queda acumulada no último bimestre de 2019 e reposiciona o indicador em trajetória ascendente.

Em 2019, o faturamento cresceu por cinco meses até outubro, quando teve dois meses de baixa. O dado de janeiro de 2020 é 3,2% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.

Também em janeiro, as horas trabalhadas na produção aumentaram 1% frente a dezembro de 2019, já considerando a correção sazonal, enquanto a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) atingiu 78%, o que corresponde a uma alta de 0,4 ponto percentual em comparação com dezembro.

Segundo o documento, “apesar do bom resultado de janeiro, a indústria segue enfrentando dificuldades para entregar um crescimento significativo. O faturamento real e UCI mostram tendência gradual de recuperação, enquanto as horas trabalhadas e emprego permanecem praticamente inalterados há anos”.