Avanço na automação dos processos

Presmak aposta no investimento em tecnologias para otimizar a produção

presmakA Presmak é uma empresa de capital 100% nacional, especializada na fundição sob pressão e gravidade (coquilha) em ligas alumínio e zamak, tendo também como oferta a usinagem de peças técnicas. Fundada em 1966, sustenta mais de 50 anos de know-how na produção de peças fundidas – hoje instalada numa área de mais de 10.000 m2.

 

Para assegurar a qualidade de seus produtos, a Presmak investiu em modernos laboratórios, equipados com os principais instrumentos de análise técnica das peças produzidas, assim como das ligas de alumínio e zamak utilizadas. “Entre os recursos disponíveis para análise destacamos: fluoroscopia (raio-X), laboratório de ensaios químicos físicos e metalógrafos, metrologia e uma moderna sala limpa com lavagem por ultrassom, implantada para atender as mais rigorosas exigências do mercado”, enumera Fausto Cavalhero, controller da Presmak. Segundo ele, todo esse sistema assegura a qualidade, precisão e rapidez na produção, sempre de acordo com as normas SAE, DIN, ASTM e ABNT.

 

A Presmak possui uma moderna central de fusão preparada para operar com alumínio líquido, com fornos (“torres de fusão”) operando com diversas ligas de alumínio – com um forno dedicado a cada liga trabalhada, para evitar ao máximo perigos de contaminação. Para a Fenaf 2017, a empresa destaca o avanço na automação dos processos e o crescimento da atividade de coquilha – aproximadamente 60% de sua produção utiliza sistemas automáticos, que fazem parte do parque industrial: robôs, carregadores automáticos de metal, lubrificadores, sistemas automáticos de controle de temperatura, softwares de controle de produção, entre outros recursos.

 

Outra ação importante adotada pela Presmak no controle do metal, é a substituição de fornos convencionais por fornos de alto rendimento. “Esta substituição tem como finalidade melhor qualidade no produto final, uma vez que este tipo de forno propicia menor oxidação do alumínio, melhor controle de temperatura e menor turbulência do metal líquido. Os fornos de alto rendimento também possuem característica importante quanto a economia de energia, este tipo de equipamento utiliza próximo a 30% da energia que um forno convencional necessita”, explica Cavalhero.