Com Reunião Regional na WEG, ABIFA inaugura nova etapa da Associação
Dando prosseguimento aos eventos de comemoração dos 50 Anos da ABIFA, em 22 de agosto a entidade reuniu 95 profissionais do setor em Jaraguá do Sul (SC), para a sua Reunião Regional mensal realizada pela primeira vez na fábrica de um associado.
Nas palavras de Afonso Gonzaga, presidente da entidade, naquele dia nascia uma nova etapa da ABIFA. “Estamos abrindo a possibilidade de realizar as reuniões da ABIFA dentro das suas fábricas, dando a oportunidade de aproximar clientes e fornecedores. Para a ABIFA, é mais uma chance de estar em contato com o seu associado, proporcionando o intercâmbio de ideias fundamentais para o desenvolvimento do setor”.

Afonso Gonzaga agradece a iniciativa da WEG e coloca a entidade à disposição de outras associadas para a realização de reuniões in loco.
O evento na WEG começou com a apresentação institucional da empresa ministrada por Sergio Wonczewski, diretor industrial WEG Motores, seguida de uma palestra sobre a Indústria 4.0 na manufatura.
Na ocasião, Marcelo de Andrade Cruzeiro Jr., gerente-comercial WEG Automação, afirmou que ao contrário do que muitos pensam, o Brasil não está atrasado. Nós estamos sim vivendo a IIoT – Internet Industrial das Coisas, definida pelo uso de dispositivos de automação industrial conectados para o monitoramento, coleta, troca e análise de dados, com o objetivo de fornecer insights para tornar a gestão industrial mais inteligente.
Na sequência, Renato Lourenço, gerente da fábrica de fios – WEG Motores , apresentou o case Fábrica de fios WEG, tendo a oportunidade de discorrer sobre a Indústria 4.0 na prática da empresa.
Energias renováveis – As vantagens da energia solar foi o tema da palestra de Bruno Viviani, analista seção de vendas – Energia Solar Distribuída. Entre os temas abordados, destacaram-se informações sobre o mercado fotovoltaico no mundo e a matriz elétrica brasileira, liderada pela energia hídrica (61%). A energia solar fotovoltaica responde por somente 1,2% do total, sendo que o ranking estadual (fonte: ANEEL/ABSOLAR, 2019) é liderado pelos Estados de Minas Gerais (18,9%), Rio Grande do Sul (15,9%) e São Paulo (12,6%).
Na palestra Oportunidades e cases em eficiência energética na indústria de fundição, Leandro Ávila da Silva, chefe seção Centro de Negócios de Eficiência Energética, explicou que 68% da energia utilizada na indústria é consumida por motores elétricos. Para reduzir este consumo, Silva sugere a substituição de motores antigos por novos, mais eficientes, uma vez que antes de 2001 não havia uma legislação para a normatização destes motores. Outras alternativas são o redimensionamento dos motores e a automação de sistemas, para uma maior eficiência no uso da energia.
A apresentação dos números do setor de fundição no período de janeiro a julho de 2019 ficou a cargo de Roberto João de Deus, diretor-executivo da ABIFA. No período, as fundições brasileiras produziram 1,36 milhão de toneladas, o que equivale a uma alta de 3,4% em relação aos sete primeiros meses de 2018. A maior parte desse volume foi consumida no mercado interno: 1,14 milhão de toneladas.

Roberto João de Deus discorre sobre os números do setor.
No período da tarde, foram realizadas visitas a três fábricas da empresa, entre as quais uma de suas quatro fundições localizadas na cidade.
A ABIFA agradece a WEG pela organização do evento e se coloca à disposição de seus associados para a realização de reuniões regionais in loco. Os interessados devem contatar Yasmim Ding, assessora de marketing, no e-mail: marketing@abifa.org.br ou telefone (11) 3549-3369.