Faturamento do setor de máquinas e equipamentos cresce +9,8% em setembro

A informação é da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, segundo a qual o faturamento líquido total do setor aumentou +9,8% em setembro, comparativamente a agosto. O faturamento líquido total considera as receitas obtidas com as vendas no mercado interno e no exterior, já descontadas as despesas correntes do segmento.

No comparativo com setembro de 2019, o faturamento líquido total da indústria de máquinas e equipamentos avançou +13,3%, ao passo que no acumulado do ano o recuou é de -1,3%.

O faturamento líquido interno do setor, ou seja, as receitas obtidas no mercado interno, descontado as despesas correntes, aumentou +8,4% em setembro, ante agosto, e +22,2% no comparativo interanual.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos também cresceu em setembro, à razão de +5,1% sobre agosto. Em relação a setembro de 2019, o crescimento foi de +13,8%, enquanto no acumulado de 2020 soma +7,4%.

Com relação à balança comercial do setor, em setembro foi importado US$ 1,110 bilhão e exportados US$ 648,11 milhões. Sobre agosto, as exportações de setembro cresceram +17,3%, recuaram -23,7% em relação a setembro/2019 e caíram -27,7% no acumulado do ano.

Já as importações cresceram +3,2% na comparação com agosto, recuaram -15,2% no confronto com setembro/2019 e caíram -7,4% no acumulado do ano.

Em nota, a ABIMAQ afirma que “as retrações do mercado interno observadas no pico da pandemia foram revertidas. Uma possível compensação das vendas, interrompidas no auge da pandemia, uma melhora em segmentos como máquinas agrícolas e alguma substituição de importados por nacionais, ajudam a explicar tal comportamento do mercado doméstico”.