FENAF 2019 é marcada por público especializado e expectativa de geração de ótimos negócios
Realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, a 18ª FENAF – Feira Latino-Americana de Fundição atraiu 5.680 visitantes, entre compradores de fundidos, fundições e fornecedores, vindos de todo o Brasil e outros 26 países.
Esta foi a primeira edição da feira realizada em um novo espaço em São Paulo, o Pro Magno Centro de Eventos, o que agradou a maioria dos 100 expositores, seja pela localização, facilidade de estacionamento e ambiente em si.
Organizada pela ABIFA – Associação Brasileira de Fundição, a FENAF 2019 reuniu algumas empresas veteranas, a exemplo da Foseco, presente no evento desde a sua primeira edição, em 1985. Para Ernesto Rauter, diretor de vendas e marketing, esta edição da feira surpreendeu no tocante à qualidade dos visitantes: “profissionais realmente técnicos, com poder de decisão”.
Julius Nascimento, presidente da Sinto Brasil Produtos Limitada, também destacou o público presente como um dos diferenciais da FENAF 2019: “Recebemos em nosso estande um grande número de visitantes, entre clientes já consagrados e em potencial, os quais aproveitaram o momento da feira para iniciar discussões sobre novos projetos. Enfim, um público especializado e importante para o sucesso da nossa participação na FENAF. Temos certeza do sucesso que foi essa 18ª edição da FENAF e já planejamos a nossa participação em 2021”.
Segundo a organizadora, 58% dos visitantes da feira eram engenheiros/técnicos do segmento de fundição e 42% presidentes/diretores de empresas.
Entre as estreantes, a fundição Çukurova Kimya, da Turquia, tinha a expectativa de expandir os seus negócios no Brasil e América Latina, por meio de representantes locais e parceiros. Segundo Barbaros Tuna, technical sales engineer, a feira proporcionou contatos nesse sentido, atingindo os objetivos propostos.
A Nova Injeção também fez a sua estreia na FENAF. Carlos Vinícius Lemes, engenheiro, afirma que a empresa recebeu 11 potenciais clientes durante toda a feira, entre multinacionais, montadoras e sistemistas. “Foi o primeiro evento que participamos. Estamos marcando visitas e já realizando cotações com os contatos desenvolvidos na feira”.
A JPHE também se revelou satisfeita com a sua estreia na FENAF. Segundo Elias Alcântara, gerente-comercial, “a visita de um número expressivo de cliente e grandes players do setor de fundição nos trouxe a certeza de que fizemos uma excelente escolha em participar pela primeira vez como expositor da feira”.
A Air Liquide Brasil, uma das patrocinadoras do evento, viu na participação da FENAF uma oportunidade de estreitar a sua proximidade junto às empresas e profissionais do segmento de fundição, representados pela ABIFA. Segundo Mario Feltrin, gerente de aplicações e mercados industriais, “durante os dias da feira, tivemos a possibilidade de destacar o nosso know-how, equipamentos e tecnologias para atender às necessidades do setor, com qualidade e eficiência”.
A FENAF 2019 aconteceu paralelamente aos seguintes eventos:
- 18º CONAF – Congresso ABIFA de Fundição, realizado dias 17, 19 e 20 de setembro. Confira os detalhes em http://www.abifa.org.br/profissionais-renomados-do-brasil-e-do-exterior-discutem-o-futuro-da-industria-de-fundicao-em-tres-dias-de-congresso/.
- 9th BRICS International Foundry Forum, realizado dia 18 de setembro. O Fórum foi marcado por apresentações de cunho técnico e mercadológico, de representantes do Brasil, China e Rússia. O evento aconteceu pela segunda vez no Brasil, como parte das comemorações dos 50 Anos da ABIFA. A cobertura do Fórum está em http://www.abifa.org.br/9th-brics-international-foundry-forum-debate-futuro-da-industria-de-fundicao-no-brasil-china-e-russia/.
- Encontro Técnico ABIFA – Sucata Ferrosa. Em 19 de setembro, o evento discutiu o tema com a participação de profissionais dos setores automotivo, siderúrgico, de fundição e recicladores. Veja a matéria de cobertura em http://www.abifa.org.br/encontro-tecnico-discute-a-sucata-ferrosa-na-industria-de-fundicao/.
A próxima edição do CONAF/FENAF acontece em setembro de 2021.