FIESC lança Projeto Travessia, para o enfrentamento da crise do novo Coronavírus

Mário Cezar de Aguiar, presidente da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, foi um dos convidados a participar da Reunião Plenária da ABIFA em setembro.

Na ocasião, Aguiar apresentou o Estado em números, destacando ser o segundo mais competitivo do país desde 2017, segundo pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública (2019). Em 2011, SC ocupava a sétima posição do mesmo ranking.

De acordo com o executivo, o Estado detém 5,8%do PIB em tecnologia e 1,8% do PIB em P&D, além de ter oito parques tecnológicos, 13 polos de inovação e mais de 1.200 startups.

O cenário “Coronavírus”, no entanto, está impondo novas dificuldades, com a qual o mundo está tendo que lidar. Pensando nisso, a FIESC lançou a primeira versão do Projeto Travessia. Trata-se de uma proposta de enfrentamento da crise provocada pela pandemia, que despertou o Brasil para os riscos da dependência externa do processo de manufatura e a importância de ter uma indústria local forte.

A iniciativa atuará em quatro frentes: reinvenção da indústria e da economia; investimento em infraestrutura; atração de capital e pacto institucional.

Para elaborar o projeto, a FIESC fez uma ampla análise de estudos de consultorias internacionais que estão traçando cenários pós-Coronavírus. Estes dados foram comparados com países que tiveram uma situação dessa natureza no passado e criaram planos estruturantes.

A partir dessa análise, a instituição fez uma síntese daquilo que se adapta à realidade do Brasil e do Estado de SC, estruturando uma proposta que tem o objetivo central de posicionar Santa Catarina como referência em desenvolvimento e crescimento sustentável.

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site: https://fiesc.com.br/travessia.

travessia