FUNDEP divulga propostas pré-aprovadas no âmbito do Rota 2030 – Moldes de areia para fundição são destaque

A FUNDEP – Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa, coordenadora da linha IV do programa Rota 2030 – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, realizou em 24 de março um evento para apresentar as pré-propostas classificadas na 1ª etapa da Chamada Pública de PD&I 02.2021.

O encontro proporcionou que empresas do setor automotivo e ICT’s firmassem parcerias estratégicas com os coordenadores dos projetos.

Foto Fundep

A FUNDEP destinará até R$ 18 milhões às propostas aprovadas para solucionar encomendas tecnológicas, divididas em três eixos:

• Eixo 1: Projetos de aperfeiçoamento e implementação

• Eixo 2: Projeto de um demonstrador de matriz de estampagem de alumínio

• Eixo 3: Projeto de um demonstrador de molde de areia para fundição de geometrias complexas

Ao eixo 3, serão aportados R$ 7 milhões.

Eixo 3 – Propostas pré-aprovadas

• Demonstrador de utilização de manufatura aditiva para produção de moldes para fundição de geometrias complexas – Aplicação a peças de grande porte, em pequenas quantidades – SENAI Osasco

• Manufatura aditiva de moldes de areia para fundição de componentes de geometrias completas – Instituto SENAI de Inovação (ISI-JVL) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Caso tenha interesse, o formulário disponível em (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOKvR6hw-b1fUbSnEYOeAgWbTSFIJ3NTjzRNvss7jkcE_sIw/viewform) tem por objetivo facilitar as conexões entre indústrias do setor automotivo e ICT’s com os coordenadores das pré-propostas aprovadas. A equipe de coordenação de programas da FUNDEP avaliará as oportunidades de interações, para promover e intermediar as conexões entre as partes interessadas.

Para informações adicionais sobre os projetos, acesse: https://rota2030.fundep.ufmg.br/participe-do-conecta-rota-vitrine-tecnologica/.