Fundição Embraco comemora 30 anos
A empresa foi criada em outubro de 1988, em Joinville (SC), 17 anos após a fundação da Embraco, hoje uma multinacional com foco em soluções para refrigeração.
Até 2002, a produção da fundição destinava-se exclusivamente à Embraco, mas desde então ela também atende os mercados automotivo, ferroviário, de construção civil e eletrotécnico, muito embora cerca de 95% dos seus fundidos sejam consumidos pelas unidades da própria Embraco no Brasil, China, México e Eslováquia.
Com capacidade instalada de 50 mil toneladas anuais de peças fundidas em ferro fundido cinzento e nodular, a Fundição Embraco prima pelo alto padrão de qualidade, tendo conquistado as principais certificações na sua área de atuação (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18000, QC 080000 e ISO/TS 16949).
Claudemir dos Santos, diretor de operações da planta Brasil, destaca que “a história da Fundição se confunde com a própria história de vida das pessoas que ajudaram a construí-la e a conduzem no caminho da excelência. De outubro de 1988 até aqui, o caminho percorrido foi marcado por conquistas e também desafios, superados por meio do comprometimento dos colaboradores com o trabalho e o ciclo constante de melhorias”.

A Fundição Embraco processa cerca de 50 mil t por ano, atendendo cinco mercados consumidores distintos.