Greenbrier Maxion e AmstedMaxion comemoram 75 anos

Originárias da Fábrica Nacional de Vagões (FNV), as empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion comemoram 75 anos de atividades em 2018. A sua história começou em 22 de outubro de 1943, quando o governo Getúlio Vargas decidiu criar a FNV – Fábrica Nacional de Vagões, com o intuito de fortalecer a indústria nacional e ampliar a ferrovia no Brasil.

Construção da Fábrica Nacional de Vagões, em Cruzeiro (SP)

Construção da Fábrica Nacional de Vagões, em Cruzeiro (SP)

Em 1990, a FNV foi adquirida pelo grupo brasileiro Iochpe, que, em 1998, devido à crescente expansão de suas atividades, dividiu a empresa em duas unidades distintas: a Maxion – Fundição e Equipamentos Ferroviários, voltada para o setor ferroviário e fundição; e a Maxion Componentes Estruturais, que atua no segmento de autopeças e implementos rodoviários.

A partir de uma joint-venture entre a brasileira Iochpe-Maxion e a norte-americana Amsted Industries Inc, em 2000 foi formada a Amsted Maxion.

Em 2017, a norte-americana The Greenbrier Companies, fabricante de vagões, torna-se acionista das unidades ferroviárias da companhia e majoritária da unidade de vagões em Hortolândia, que passa a ter o nome de Greenbrier Maxion.

Hoje, as duas empresas, Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, formam a maior operação ferroviária integrada na América do Sul, oferecendo aos seus clientes soluções completas de produtos e serviços.

Greenbrier Maxion – Solução em vagões de carga, truques e serviços

Atenta às mudanças e ao dinamismo do mercado ferroviário, a Greenbrier Maxion desenvolve e produz todos os tipos de vagões de carga, por meio de linhas de montagem simultâneas, com processos robotizados e de precisão. Com tecnologia diferenciada, os vagões possuem tara reduzida e maior capacidade de carga, além de carga e descarga automatizadas e fácil manutenção.

Com capacidade instalada de 10 mil vagões e parceria tecnológica com a norte-americana Greenbrier, a empresa fornece para todas as ferrovias e seus usuários no Brasil e no exterior, com penetração e atuação global.

Valendo-se de uma engenharia avançada, produz vagões com projetos customizados, de acordo com a carga a ser transportada e características de cada ferrovia.

Os truques da Greenbrier Maxion são produzidos por meio de parceria com a Amsted Rail, com inovações e tecnologia de ponta, para garantir o melhor desempenho dinâmico e menor risco de descarrilamento.

Entre as principais inovações da empresa, o destaque é o truque Motion Control®, com projeto funcional para carga de amortecimento variável. O modelo gera redução no consumo das rodas e de combustível, melhor segurança e desempenho operacional, além de processo de manutenção simplificado.

Linha de produção de vagões Greenbrier Maxion

Linha de produção de vagões Greenbrier Maxion

A Greenbrier Maxion ainda conta com uma nova linha especializada em serviços ferroviários, oferecida na unidade de Hortolândia. O principal objetivo é oferecer ao mercado soluções completas no que se refere à operacionalização de vagões de carga, permitindo que as operadoras fiquem livres de preocupações e custos elevados referentes à manutenção de seus vagões.

Entre as principais vantagens, os destaques são: maior confiabilidade e disponibilidade; melhor produtividade; redução de backlog de manutenção; redução de custos, gestão de materiais e trem-hora-parada, além da reciclagem e reaproveitamento de materiais e peças.

Os projetos, assim como alguns serviços, são tratados como demandas independentes, personalizadas e pensadas para as necessidades específicas de cada cliente.

 

Fundição AmstedMaxion

 

A AmstedMaxion, fundição com mais de quatro décadas de atuação, é referência na fabricação e fornecimento de fundidos ferroviários e industriais da América do Sul, atendendo aos mercados interno e externo.

Com capacidade para produzir 30 mil toneladas de peças fundidas e 85 mil rodas ferroviárias por ano, a empresa utiliza tecnologia de ponta para fabricar peças de 10 kg a 6 t, em aço-carbono e baixa liga, atendendo ainda aos segmentos de mineração, máquinas e equipamentos para construção civil e setor sucroalcooleiro.

Linha de acabamento de lateral na AmstedMaxion

Linha de acabamento de lateral na AmstedMaxion

O seu portfólio compreende sistemas de choque e tração, pontas de viga central fundida, espelhos, travessas, laterais e hastes de ligação.

Outro destaque são as rodas ferroviárias fundidas em aço microligado e desenvolvidas com a tecnologia Griffin, líder no mercado norte-americano, cumprindo todas as especificações e normas estabelecidas pelas mais rigorosas ferrovias do mundo.