Indústria automotiva inicia 2021 com o anúncio de fechamento de fábricas e novos investimentos

Após o anúncio da expectativa de crescimento de +25% em 2021, a indústria automotiva foi “surpreendida” com o anúncio do encerramento das operações brasileiras de manufatura da Ford nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Troller (Horizonte, CE).

A indústria nacional reagiu imediatamente ao anúncio oficial da montadora, chamando a atenção para a necessidade de redução do Custo Brasil. Em comunicado, a CNI – Confederação Nacional da Indústria avalia que “a decisão da Ford é um sinal de alerta para os governos federal, de Estados e municípios, além do Congresso Nacional, sobre a necessidade de aprovar, com urgência, medidas para a redução do Custo Brasil. Entre elas, a Reforma Tributária se apresenta como a prioritária para a redução do principal entrave à competitividade do setor industrial brasileiro”.

Em dezembro, a Mercedes-Benz já havia comunicado o encerramento da produção da sua fábrica de veículos premium instalada em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Mas, ao contrário da Ford, manterá as unidades de produção de caminhões e chassis de ônibus em São Bernardo do Campo (SP) e cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG).

A GM, por sua vez, foi a marca que obteve a melhor performance em 2020, atingindo participação de mercado de 17,4% e 338,6 mil unidades vendidas. Como resultado, Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, anunciou que os investimentos planejados pela montadora previamente à pandemia estão sendo retomados. “Os aportes somam R$ 10 bilhões no Estado de São Paulo e são estratégicos para o desenvolvimento e a produção de veículos inéditos, além da ampliação da oferta de equipamentos, entre eles os exclusivos OnStar e o Wi-Fi nativo”.

Somando o plano do quinquênio anterior, de R$ 13 bilhões, a GM aportará o maior montante de investimentos de uma empresa na história da indústria automotiva brasileira no período de uma década.

 

Unidade da GM em São Caetano do Sul (SP)

Unidade da GM em São Caetano do Sul (SP)