Indústria automotiva – Produção em outubro cresceu +2,6%, mas segue abaixo da média histórica para o período
Com a volta de algumas fábricas cujas operações estava paralisadas, em outubro foram produzidos 177,9 mil autoveículos; +2,6% do que em setembro. Na comparação com outubro de 2020, a queda foi de -24,8%.
Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos, afirma que “os esforços das áreas de Compras, Logística e Manufatura das montadoras merecem todos os elogios, mas infelizmente a demanda reprimida, somada ao tradicional aquecimento de fim de ano, poderá não ser atendida pela oferta”.
As vendas ao mercado interno e os estoques reduzidos refletem com precisão o que ocorre na produção, revelando que tudo o que é produzido é rapidamente repassado aos clientes.
Em outubro, foram 162,3 autoveículos emplacados; +4,7% em relação a setembro/21 e -24,5% do que em outubro de 2020. Assim como verificado na produção, este foi o pior outubro dos últimos cinco anos em vendas.
Houve leve queda de produção (-1,7%) e vendas (-5%) para caminhões em outubro, na comparação com setembro/21, o que indica que a falta de semicondutores também começa a afetar este segmento, que vinha em alta desde a metade do ano passado.
Por terem volumes de produção menores do que os automóveis, os caminhões ainda não tinham sido fortemente impactados pela falta de itens eletrônicos até então
As exportações, de 29,8 mil autoveículos, apresentaram alta de +26,1% sobre setembro/21 e queda de -14,6% sobre outubro de 2020.
No acumulado do ano, já foram exportadas 241,9 mil unidades, +26,8% do que no mesmo período do ano passado. Trata-se de um desempenho superior às altas acumuladas de produção e de vendas, de +16,7% e +9,5%, respectivamente, lembrando que 2020 o desempenho foi fortemente prejudicado pelo início da pandemia.
Segundo Moraes, os números estão em linha com as projeções refeitas há um mês, que apresentavam um crescimento tímido em relação ao ano passado – diferente da expectativa do início do ano, que era de uma forte reação.
Apesar de todos os problemas nas linhas produtivas, é interessante notar que houve aumento do nível de emprego do setor em 2021, com 1.402 novas vagas nas fábricas de autoveículos – são 102.625 funcionários diretos, sem contar os das fábricas de máquinas agrícolas e de construção.