Indústria registra aumento da produção, alta utilização da capacidade instalada e novas contratações em setembro

Essa é a conclusão da pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Segundo a entidade, o índice de evolução da produção atingiu 59,1 pontos no período, enquanto o índice do número de empregados alcançou 55,3 pontos. A ociosidade do parque industrial está em queda e a intenção de investir do empresário subiu pelo sexto mês consecutivo.

Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da entidade, todos os indicadores da pesquisa apontam para o processo de recuperação econômica da indústria. “A atividade industrial de setembro se mostrou um ponto fora da curva para o período. Nesse mês, pudemos observar com clareza o processo de recuperação da economia, a alta da demanda e a necessidade de repor os estoques, que seguem baixos. A indústria operou acima do usual, com utilização da capacidade instalada de 72%”.

Desde novembro de 2010, quando registrou 50,5 pontos, o índice não mostrava aquecimento excepcional da atividade industrial.

grafico

O índice de estoque efetivo em relação ao planejado de setembro encontra-se em 43,4 pontos. Ao se situar abaixo da linha divisória de 50 pontos, indica que os estoques continuam em patamar inferior ao esperado pelos empresários industriais.

A pesquisa aponta ainda que a recuperação mais rápida e intensa do que a prevista fez com que melhorasse a situação financeira das empresas. “O empresário mostra satisfação com a situação financeira e insatisfação apenas moderada com relação às suas margens de lucro”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 14 de outubro. Foram entrevistadas 1881 empresas, sendo 734 pequenas, 674 médias e 473 de grandes.