Inovação no Controle de Defeitos na Fundição

Este foi o tema da palestra apresentada por Sebastião Santos, gerente de vendas e especialista em Raio X Industrial da Carl Zeiss do Brasil, na Reunião Plenária da ABIFA em 29 de julho.

Santos iniciou a apresentação falando sobre os diferentes tipos de processos para a produção de fundidos em ligas leves (fundição por gravidade e pressão, espuma perdida etc.) e técnicas empregadas no pós-produção (usinagem e montagem).

Neste meio tempo, há a necessidade de controlar a qualidade das peças, cujos defeitos tradicionalmente compreendem porosidades (70,9%), encolhimento (56,4%), falta de preenchimento (49,1%), trincas (47,3%), inclusões (47,3%) e interações metal-matriz (41,8%).

Para identificá-los, Santos discorreu a respeito dos princípios das tecnologias de Raio X, cujos resultados podem ser fornecidos em 2D (radioscopia) ou 3D (tomografia computadorizada), dependendo das necessidades da fundição.

Na sequência, foi apresentado um exemplo de aplicação do software Zeiss em uma peça fundida em alumínio, com a detecção dos locais de defeitos, respectiva classificação e segmentação do defeito, o que proporciona ao operador definir a melhor solução. O armazenamento das informações é outra facilidade oferecida pelo software, gerando estatísticas de processo para futuras correlações.

O portifólio de sistemas de Raios X da Zeiss foi então apresentado, com destaque para as linhas Metrotom (metrologia e inspeção de alta precisão), XRadia (análises de alta resolução e inspeção), Volumax (inspeção e metrologia 3D rápida e automatizada) e Bosello (inspeção 2D rápida e automatizada).

Santos finalizou a sua palestra compilando os benefícios oferecidos com as tecnologias de Raios X:

• Redução de custos com a detecção de defeitos antes da usinagem, graças à inspeção in-line;

• Redução de refugos ao obter transparência da qualidade das peças;

• Melhor qualidade aos clientes.

 

Para se aprofundar no tema, em 5 de agosto a empresa realizará o webinar Inovação no Controle de Defeitos para Fundições. O cadastro pode ser feito em: http://www.zeiss.ly/fundicao.

Nos sistemas de tomografia computadorizada 3D, poros e defeitos são vistos como informação de volume.