Na indústria automotiva, resultados de setembro consolidam recuperação do 3ºT

Setembro foi o melhor mês do ano em produção e vendas para a indústria automotiva. A informação é da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

De acordo com a entidade, os resultados de setembro consolidaram a recuperação do terceiro trimestre, com a produção de 220.162 autoveículos. O resultado foi +4,4% superior à de agosto, mas -11% menor que a de setembro de 2019. No acumulado dos nove meses, o recuo é de -41,1%.

O mercado interno fechou setembro com 207.710 unidades licenciadas; alta de +13,3% sobre o mês anterior, mas retração de -11,6% sobre o mesmo mês do ano passado. A queda acumulada é de -32,3% no ano.

A ANFAVEA também reviu suas projeções para 2020, indicando um cenário menos ruim do que o apresentado na metade do ano, no auge da quarentena e da imprevisibilidade, quando se estimavam quedas de -40% ou mais.

O novo prognóstico da entidade aponta para a produção de 1,915 milhão de unidades, o que equivale a uma queda de -35% sobre 2019.

A expectativa para o mercado interno de autoveículos novos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) é de 1,925 milhão de unidades licenciadas no ano. Nas exportações, estima-se o embarque de 284 mil unidades em 2020; -34% que em 2019.

Para o segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias, as projeções são melhores, com a estimativa de crescimento de +5% nas vendas, porém quedas de -4% na produção e de -31% nas exportações.

Nas palavras de Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA, “não deixa de ser um alívio diante do quadro que vislumbrávamos no começo da pandemia, e creditamos isso sobretudo à gigantesca injeção de dinheiro feita pelo governo federal por meio do auxílio emergencial, que fez a economia girar de forma mais rápida do que o esperado”.