Nova fábrica de motores turbo da FCA começa a operar em 2020, em MG
O Polo Automotivo Fiat, localizado em Betim (MG), foi escolhido para receber a mais nova fábrica de motores GSE Turbo da FCA – Fiat Chrysler Automobiles.
A empresa e seus fornecedores investirão R$ 500 milhões para instalar a nova unidade de motores e dotar os novos propulsores de capacidade flex, operando simultaneamente com etanol e gasolina.
Esse aporte amplia para R$ 8,5 bilhões os investimentos programados pela FCA e fornecedores no Polo de Betim até 2024. Trata-se do maior investimento da FCA em Betim desde a inauguração da fábrica, em 1976.
Entre 2018 e 2024, a empresa e fornecedores planejam um investimento de R$ 16 bilhões no Brasil – o maior aporte deles no país em todos os tempos.
A nova fábrica de motores irá gerar 1,2 mil empregos adicionais, transformando a cidade de Betim no maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade para a produção de 1,3 milhão de unidades por ano a partir de 2020 (data de início da produção dos turbos).
A fábrica partirá com capacidade para 100 mil propulsores turbolimentados por ano, mas já nasce predisposta à expansão.
Os novos investimentos também ampliam a capacidade exportadora do Polo Automotivo Fiat, que já tem contratado o embarque de mais de 400 mil motores até 2022. O destino inclui mercados diversos, principalmente o europeu.
Em visita ao Brasil, Mike Manley, CEO mundial da FCA, afirmou que o grupo “sempre acreditou no Brasil e enxerga com grande otimismo o empenho do governo em aprovar as reformas estruturais tão necessárias para a retomada do crescimento econômico e melhoria da competitividade. Fiz questão de visitar o Brasil neste momento para reforçar nossa confiança na agenda das reformas e confirmar os investimentos adicionais em Betim, que é uma planta em que temos investido muito nos últimos anos por sua importância estratégica para as operações da FCA na região”.
Segundo a empresa, a nova família de motores turbo a serem produzidos em Betim terá papel fundamental na expansão e diversificação da gama de veículos da FCA. Trata-se dos modelos já consagrados mundialmente GSE T3 e T4, e do novo E4, de patente desenvolvida no Brasil, com tecnologia turbo voltada apenas à combustão de etanol. Todos com bloco em alumínio.
A FCA e o governo do Estado de Minas Gerais ainda firmaram planos de cooperação para um amplo programa voltado à educação e capacitação em engenharia automotiva.

Motor T3 GSE turbo 1 L / três cilindros