Palavra do Presidente

Cacidio-GirardiA fundição está em minha vida, assim como na de todos, desde sempre. Tudo passa pela fundição, da roupa que vestimos aos meios que nos transportam. Ademais, atuo no setor há mais de 45 anos, tendo a oportunidade de acompanhar o trabalho da ABIFA desde logo após a sua fundação.

Em 13 de maio assumi a presidência desta importante entidade, com o propósito de encurtar as distâncias entre as demandas do setor e o governo. Para isso, precisamos ouvir os nossos Associados, para dar-lhes voz. A ABIFA está presente, por meio de escritórios regionais, nos principais polos de fundição do país. Com abrangência nacional, a entidade representa a todos os Estados e empresas do setor. As nossas portas estão sempre abertas.

O meu antecessor, sr. Afonso Gonzaga, se deparou com um grande obstáculo em sua última gestão: a pandemia da COVID-19. Mas nem ela foi capaz de deter o fogo dos nossos fornos. Desde o segundo semestre de 2020 a fundição registra números crescentes, com especial referência a 2021, com carteiras cheias para aquele e o ano seguinte.

Como conseguimos? Credito o sucesso à resiliência do empresário brasileiro, tão carente de uma Política Industrial digna de sua relevância. Essa é uma das bandeiras da ABIFA, assim como a importância do investimento no principal capital de qualquer empresa: as pessoas.

Sem trabalhadores, não há indústria, não há fundição. E se há alguns anos a prioridade da gestão visava à produtividade proporcionada pela tecnologia, hoje alertamos também para a questão da capacitação da mão de obra. O comprometimento vem de entender o que se faz e a importância do que se faz para a sociedade. E isso só é possível com a capacitação do trabalhador.

Outra agenda na pauta da ABIFA nos próximos anos diz respeito à sustentabilidade, em todas as suas esferas. Do correto descarte ou reúso de materiais, ao tratamento das emissões geradas. Apoiamos o mercado regulado de carbono e nos manifestamos favoráveis a que o Decreto nº 11.075, de 19 de maio de 2022, o qual estabelece os procedimentos para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e institui o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa, seja convertido em Lei.

A fundição é sim uma atividade sustentável, que gera emprego, renda e impulsiona o país. E a ABIFA lhe dá voz.

Cacídio Girardi
Presidente