Produção industrial cresce, dando novo ânimo ao empresariado brasileiro
A produção da indústria cresceu e os empresários estão mais dispostos a fazer investimentos. Esta foi a conclusão da última Sondagem Industrial da CNI – Confederação Nacional da Indústria, divulgada em agosto.
Segundo a pesquisa, o índice de produção da indústria brasileira alcançou 53 pontos em julho. O indicador está cinco pontos acima da média histórica e é o maior desde outubro do ano passado.
O aumento da produção foi acompanhado do crescimento da utilização da capacidade instalada, que ficou em 68% no mês de julho. Apesar disso, o índice de estoques efetivos em relação ao planejado está alto, em 52,8 pontos.
Com a melhora do cenário, o índice de intenção de investimentos ficou em 54,1 pontos em agosto – 4,9 pontos superior à média histórica.
Para Marcelo Azevedo, economista da CNI, “os empresários perceberam melhora nas condições de seus negócios, com aumento da produção e da utilização da capacidade instalada. Por conta disso, a intenção de investir aumentou. Se as expectativas hoje otimistas não se frustrarem, poderemos ter mais números positivos de atividade nos próximos meses”.
Os indicadores de expectativas também seguem acima dos 50 pontos, mostrando que os industriais esperam o crescimento da demanda, das compras de matérias-primas, do emprego e das exportações nos próximos seis meses.
Essa edição da Sondagem Industrial foi feita entre os dias 1 e 13 de agosto, com 1.957 empresas. Dessas, 776 são pequenas, 704 são médias e 477 são de grande porte.