Secretaria de Gestão do Ministério da Economia lança ferramenta para facilitar informações sobre compras governamentais

Os pequenos negócios terão uma nova ferramenta para obter informações sobre o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), que facilita o acesso a informações de processos de compra de materiais e serviços do governo federal. Trata-se do LIA – Logística com Inteligência Artificial, cujo objetivo é resolver questões referentes a temas relacionados a aquisições feitas pelo poder público.

Segundo comunicado do SEBRAE, o LIA é o assistente virtual dos portais do SIASG, que funciona 24h, todos os dias da semana. A ferramenta está disponível para órgãos públicos, fornecedores ou cidadãos, que poderão obter as informações necessárias de forma simples, objetiva e automatizada.

Segundo André Henrique dos Santos Castro, coordenador-geral de Informações da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, “este instrumento facilitará o diálogo com o governo e será mais eficaz, já que o fornecedor terá uma linha direta, sem precisar de atendentes”.

Nesta primeira fase, o LIA oferecerá informações aos usuários sobre o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), gestão de atas e termos de adesão, mas a intenção é inserir um maior número de atividades. O próximo passo será a criação de uma funcionalidade dirigida aos gestores, que poderão consultar fornecedores por meio de um sistema próprio de cruzamento de dados.

Para ter acesso ao LIA, o usuário deve acessar o site www.comprasgovernamentais.gov.br e clicar sobre o ícone de carrinho de supermercado, no lado direito da página, escolhendo a opção de informação que deseja.

O sistema, que ainda está na primeira fase, será abastecido com novos dados durante seu funcionamento.