Semana Tecnológica de Fundição 2019
Semana Tecnológica de Fundição 2019
Entre os dias 27 e 31 de Maio, o SENAI Itaúna CETEF Marcelino Corradi sedia a Semana Tecnológica de Fundição 2019. Serão cinco dias de palestras técnicas, encontro de ex-alunos e trocas mútuas de experiências.
A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição prévia no site: www.sympla.com.br/semana-tecnologica-de-fundicao-2019__524508.
Programação
27 de Maio
Horário: 19h
Tema: Diminuição do teor de magnésio em ligas nodularizantes
Empresa palestrante: Elkem
Resumo: Nesta palestra serão abordados assuntos como estruturas de grafitas; a grafita esferoidal e o tratamento no ferro fundido nodular; a influência do enxofre; os níveis adequados de magnésio e os diferentes tipos de tratamentos e os principais métodos de inoculação.
Horário: 20h
Tema: Aplicações da análise térmica eutética na produção
Empresa palestrante: AG Assessoria de Fundição
Resumo: Nesta palestra serão apresentados os conceitos da análise térmica no processo de fundição; os equipamentos disponíveis para a realização do teste; a importância de um treinamento específico; os testes no chão de fábrica são fundamentais para assimilação dos conceitos e os elementos químicos importantes para a formação da grafita.
28 de Maio
Horário: 16h
Reunião Plenária da ABIFA – Associação Brasileira de Fundição
Informações adicionais: Samuel Gomes | Tel. (37) 98803-5496 | abifa-mg@abifa.org.br
Horário: 19h
Tema: Tecnologia do nióbio em materiais fundidos
Empresa palestrante: CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração
Resumo: O nióbio é um elemento de liga muito utilizado na produção de aços laminados de alta resistência. Nas últimas décadas, ele vem sendo também aplicado na produção de ferros fundidos branco, cinzento e nodular. Atuando como formador de carbonetos (NbC) de elevada dureza, o nióbio proporciona o refino das estruturas dos ferros fundidos e, consequentemente, melhorias das propriedades mecânicas, promovendo a elevação da resistência ao desgaste. Atualmente o nióbio é aplicado em peças de ferro fundido cinzento de alta qualidade, apresentando um potencial perlitizante. Ele promove o refino da grafita e das células eutéticas, mostrando melhorias à fadiga térmica.
Horário: 20h
Tema: Uso do carbeto de silício em processos de fundição de ferro fundido
Empresa palestrante: Carbeto de Silício Sika Brasil Ltda
Resumo: No processo produtivo do carbeto de silício, são formados dois tipos de materiais. O primeiro, na região mais interna do forno, é o cristal de carbeto de silício. Esse material apresenta uma estrutura estável e compacta (hexagonal), que resulta em propriedades de elevada dureza e resistência mecânica a altas temperaturas. Devido a estas propriedades, este material é aplicado na indústria de abrasivos e refratários. O segundo tipo que se forma na região mais externa do forno é o carbeto de silício metalúrgico, o qual é utilizado na indústria de fundição e siderurgia. Para a indústria de fundição, o carbeto de silício é uma fonte de silício e carbono em ligas ferrosas com baixos níveis de impurezas, quando comparado a outras fontes de silício e carbono. O carbeto de silício ainda proporciona o aumento da nucleação do ferro fundido, melhorando a qualidade final do produto, além de proporcionar a redução de custo no processo. Sendo assim, o carbeto de silício é uma boa alternativa como fonte de silício e carbono no processo produtivo de ligas ferrosas.
29 de Maio
Horário: 19h
Tema: A tecnologia Inductotherm aplicada à mudança de processos de fusão convencionais por indução
Empresa palestrante: Inductotherm
Resumo: Nesta palestra será apresentada uma análise completa sobre a alteração do processo de fusão com cubilot para o sistema de fusão por indução, passando por análise de layout, ganhos operacionais de mão de obra, mudanças no processo de fusão e ganhos ambientais.
Horário: 20h
Tema: Bentonita Bentongel aço AP/XD
Empresa palestrante: Bentonisa
Resumo: Lançamento nacional da bentonita aditivada com gerador de carbono vítreo, importado da França. Este gerador de carbono vítreo já é usado em quase todas as fundições da Europa, com inúmeras vantagens e ótimos resultados práticos.
30 de Maio
Horário: 19h
Tema: Novas tecnologias em sistemas de moldagem, macharia e vazamento: Um estudo da redução de custos e aumento da produtividade
Empresa palestrante: Euromac
Resumo: A palestra apresentará os diferenciais tecnológicos que a Euromac tem desenvolvido nos últimos anos, tanto no segmento de areia verde, como areia resina e sistemas de carga e vazamento de metais. Serão apresentados alguns exemplos de empresas que, buscando a otimização dos seus processos produtivos, adquiriram equipamentos Euromac e obtiveram a redução dos seus custos produtivos e aumento de produtividade.
Horário: 20h
Tema: Projetos e processos de fundição robustos, competitivos e sustentáveis
Empresa palestrante: Magma Engenharia do Brasil
Resumo: Para que a empresa mantenha a sua competitividade, é fundamental que os seus projetos sejam robustos e sustentáveis. Uma engenharia forte, capaz de dar suporte às demandas da empresa, é essencial. A fundição não pode correr o risco de ter o custo da não engenharia, impedindo a sua lucratividade. Estes são alguns pontos que serão apresentados e debatidos na palestra.
31 de Maio
Horário: 19h às 21h
Encontro acadêmico de fundidores
Objetivo: Debate sobre o papel do técnico no processo de fundição, suas perspectivas sobre o mercado de trabalho e projeções nas quais os profissionais da área podem estar inseridos. Para a discussão dos temas, foram convidados ex-alunos do curso técnico em fundição do SENAI Itaúna, que possuem grande experiência no ramo e carreira de sucesso.
Apoio
Realização