Senai Joinville terá Centro de Formação em Metalurgia e Fundição
O Centro será implantado na unidade Norte do SENAI Joinville, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2021. Com 300m² de área, o Centro de Formação em Metalurgia e Fundição contará com laboratórios e equipamentos para a realização de todos os cursos oferecidos pela instituição na área de metalurgia.
A grade curricular foi formatada para atender às atuais demandas da indústria, com conteúdos voltados inclusive à automação e Indústria 4.0.
Evair Oenning, vice-presidente da FIESC Regional Norte Nordeste, reforçou a necessidade de mão de obra especializada para atender à indústria da região Sul, principal polo de fundição do país. “O setor de fundição necessita de cursos específicos atualizados e capital humano para atender à indústria da região”.
Fabrizio Machado Pereira, diretor Regional do SENAI/SC, complementou afirmando que Joinville emprega 95 mil pessoas na indústria, sendo 24 mil na área de metalurgia/fundição. “O que nos trouxe até aqui não nos garante êxito no futuro. Estamos começando um novo capítulo na formação de profissionais para essa área”, assinalou.
Afonso Gonzaga, presidente da ABIFA, árduo defensor da educação técnica, aproveitou a reunião para citar exemplos de outras regiões que também estão ampliando a formação de profissionais para o setor, indo ao encontro da demanda por qualidade e especialização que a indústria brasileira de fundição exige. “Estou muito à vontade para contribuir no desenvolvimento do centro tecnológico para o setor metalúrgico da região. O Centro vai possibilitar a retomada na formação de profissionais para setor em Santa Catarina”.