SENAI realiza workshop sobre caracterização de defeitos em fundidos utilizando M.E.V
Nos dias 22 e 23 de novembro, o Núcleo de Tecnologia em Metalurgia da Faculdade SENAI “Nadir Dias de Figueiredo” realizou o workshop Aprendendo a caracterizar defeitos em fundidos com M.E.V. (microscópio eletrônico de varredura).
O evento ocorreu em Bragança Paulista, na unidade do Senai, reunindo representantes das empresas Amsted-Maxion, Komatsu, Max Gear, Mercedes-Benz do Brasil, Suporte Rei e Magma.
Os participantes inscritos foram convidados a enviar uma amostra dos seus fundidos para o laboratório de caracterização do SENAI Osasco, onde previamente foram realizadas as capturas dos dados, imagens e outras informações pertinentes ao M.E.V.
A apresentação inicial abordou o tema classificação dos defeitos quanto à sua característica e origem.
O workshop contou ainda com uma palestra sobre a metalurgia envolvida no mecanismo de formação dos defeitos, ministrada remotamente pelo Prof. Dr. Cleber Lessa, enquanto o engenheiro metalurgista Edson Togni falou sobre a operação do microscópio eletrônico de varredura (M.E.V.).
Ao final, os presentes participaram de um exercício prático de caracterização dos defeitos de suas próprias peças.
Segundo Fernando Gonçalves de Oliveira, idealizador do projeto e um dos palestrantes, o objetivo do workshop foi fornecer subsídios para que o fundidor entenda os mecanismos que geram defeitos em suas peças, buscando a produtividade das suas operações.
As próximas edições do workshop Aprendendo a caracterizar defeitos em fundidos com M.E.V. acontecem em maio, no Instituto Federal de Caxias do Sul e no SENAI Ribeirão Preto, e em outubro, no SENAI Piracicaba.