Setor de máquinas e equipamentos inicia 2S com crescimento menos intenso

Segundo a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, os dados do mês de julho foram marcados por queda sobre o mês de junho (-4,3%) e crescimento menos intenso na comparação interanual (+27% no acumulado de 2021).
De acordo com a entidade, na comparação com julho de 2020, o crescimento de +7,1% foi puxado pelos setores ligados ao agronegócio e bens de consumo. “Cabe destacar que o mês de julho de 2020 foi marcado efetivamente pelo início da recuperação das vendas de máquinas e equipamentos. Foi quando, pela primeira vez após o início da crise da Covid-19, o setor registrou desempenho superior ao ano imediatamente anterior”.
No mercado interno, o crescimento de julho deste ano foi de +10,9% na base de comparação com o mesmo mês de 2020, enquanto as exportações aumentaram +26,3%.
Para a ABIMAQ, os dados do mês de julho vieram na direção das expectativa. “Para os próximos meses, esperamos estabilidade das receitas nos níveis atuais, o que resultará em crescimento no ano ao redor de 18%”.