Sylvio Sniecikovski, fundador da Escola Técnica Tupy morre aos 90 anos em Joinville

É com pesar que comunicamos o falecimento de Sylvio Sniecikovski, professor, e um dos fundadores da Escola Técnica Tupy.

Natural de Palmeira (PR), Sylvio mudou para Joinville em 1953, quando aceitou o convite para ministrar aulas de matemática no Colégio Bom Jesus. Anos depois, foi convidado por Hans e Raul Schmidt, donos da Fundição Tupy, para liderar o projeto da escola, com o objetivo de formar profissionais capacitados para trabalhar na fundição.

Sob a liderança de Sylvio — que dirigia a escola e lecionava matemática, física e desenho — foi criado o primeiro centro de tecnologia da cidade, com laboratórios para o desenvolvimento e criação de produtos. Ele fez parte do quadro de profissionais da Escola Técnica Tupy até 1989. Também integrou o Conselho Estadual de Educação e se tornou secretário educação de Joinville, cargo que ocupou entre 1997 e 2008.

Em 2014, Sylvio lançou a biografia: “Sonhar só Faz Bem”, escrita por Francisco Britto, no qual conta a trajetória de criação da Escola Técnica Tupy.

O educador também foi homenageado ao ter uma escola pública municipal de Joinville batizada com seu nome. A Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, fundada em 2006, fica na Avenida Plutão, no bairro Jardim Paraíso.