Tupy adquire negócio de componentes de ferro fundido da Teksid

A Tupy, multinacional brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais em ferro fundido, anunciou um acordo para a aquisição do negócio global de componentes em ferro fundido da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o qual é operado pela subsidiária Teksid.

A transação proposta inclui as fábricas da Teksid no Brasil, México, Polônia e Portugal, além da participação em uma joint-venture na China, o centro de engenharia na Itália e o escritório comercial nos EUA. O negócio de alumínio da Teksid não está incluído na transação, permanecendo como parte da FCA.

O valor a ser pago pela Tupy à FCA é de € 210 milhões, sujeito a ajustes usuais no preço da compra, a ser pago após a conclusão. Adicionalmente, a Tupy concederá bônus e descontos comerciais típicos da indústria, relacionados a acordos de fornecimento de longo prazo. A transação está sujeita às condições de fechamento habituais, incluindo a aprovação por parte das autoridades antitruste.

Juntas, Tupy e Teksid tiveram aproximadamente R$ 7,2 bilhões de faturamento em 2018 e empregam cerca de 20 mil pessoas.

O negócio solidificará a presença da Tupy em segmentos estratégicos da indústria global de bens de capital, além de expandir consideravelmente o potencial de crescimento de seus serviços de usinagem, montagem de componentes e engenharia. Representa ainda um passo importante em direção ao mercado asiático, que oferece relevantes oportunidades de crescimento.

Fernando de Rizzo, CEO da Tupy, comemora o acordo afirmando que “com a aquisição e a subsequente combinação de ativos, pessoas e conhecimento, poderemos aumentar significativamente a nossa capacidade de desenvolver novas tecnologias e entregar produtos e serviços com maior valor agregado para nossos clientes, em todo o mundo”.