Tupy firma parceria para o desenvolvimento de piloto de motor de combustão interna a hidrogênio

A Tupy (Brasil), a Westport Fuel Systems Inc. (Canadá), líder em combustíveis alternativos e tecnologias de transporte de baixa emissão, e a AVL List GmbH (Áustria), empresa que atua no desenvolvimento, simulação e teste na indústria automotiva, anunciaram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de um motor de combustão interna (ICE, de internal combustion engine) de alta eficiência, movido a hidrogênio, destinado ao transporte de cargas.

A parceria visa combinar materiais de alta complexidade, tecnologias de fundição e a mais recente tecnologia H2 ICE, usando injeção direta de alta pressão (HPDITM). Para isso, serão necessários materiais e tecnologias de fundição e usinagem superiores.

Em comunicado, as empresas afirmam que o hidrogênio é uma alternativa promissora de energia para aplicações de transporte de carga. Além de ser carbono neutro, tem potencial para reabastecimento rápido e pode ser usado para alimentar células de combustível e ICEs.

“Embora ambas sejam carbono neutro, os ICEs de hidrogênio permitem o uso de bases tecnológicas já existentes. A eficiência do powertrain será um fator-chave para garantir o custo acessível desse tipo de solução para ônibus e caminhões”.

Os primeiros resultados deste codesenvolvimento são esperados para o início de 2022. Para tanto, a AVL já concluiu com sucesso o desenvolvimento do AVL Hydrogen Engine, em colaboração com a Graz University of Technology, enquanto a Westport demonstrou testes bem-sucedidos de ICE para veículos pesados com H2, utilizando HPDI.