Tupy lidera projeto para desenvolvimento e aplicação tecnológica do laser

A Tupy, multinacional brasileira do setor de metalurgia, está à frente do projeto Dolastool – Desenvolvimento e Otimização de Plataformas a Laser Aditivas, Subtrativas e Transformativas para a Indústria de Usinagem.

Trata-se de uma iniciativa bilateral entre o Brasil e a República Tcheca, que reúne forças da indústria (Tupy, Welle Laser e SHM) e três centros de pesquisa: Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser, HILASE Centre e IT-CAS.

O objetivo é desenvolver e otimizar plataformas para o processamento avançado a laser de materiais. Segundo Elio Kumoto, gerente de projetos da Tupy, “esse intercâmbio de expertise entre nossa companhia, as demais envolvidas no projeto e as instituições de pesquisa e desenvolvimento de ambos os países nos abre novas possibilidades e acelera o desenvolvimento tecnológico a partir da sinergia proporcionada”.

O projeto busca desenvolver tecnologias subtrativas e transformativas, como texturização de superfície e tratamento técnico a laser, para modificar e controlar as propriedades superficiais de peças e componentes de alto valor agregado desenvolvidos e fabricados pela empresa.

A ideia é também melhorar o desempenho e prolongar a vida útil dos componentes, adaptando a superfície para atingir os níveis necessários de microestrutura, propriedades mecânicas, fricção e resistência ao desgaste, além de avançar o TRL atual desses processos das escalas 3 a 6, ao compreender as interações básicas entre laser e matéria.