Tupy tem crescimento de dois dígitos em sua receita e lucro no início de 2019

A Tupy começou 2019 com bons resultados. A receita do primeiro trimestre da empresa foi de R$ 1.281,5 milhões, o que representa um crescimento de 21% em relação ao 1T18. O seu lucro, de R$ 80,4 milhões, foi 41,4% superior ao do mesmo período do ano passado, com margem líquida de 6,3%.

Segundo a empresa, os resultados refletem o crescimento expressivo das vendas de produtos com alto valor agregado (usinados e CGI), que representaram 23% e 20% do volume, respectivamente, versus 20% e 14% em 2018.

O aumento da receita se deu tanto no mercado interno quanto no externo. No primeiro, houve aumento de 28,2%, decorrente do crescimento da receita nas aplicações para veículos comerciais, off-road e no segmento de hidráulica, as quais apresentaram aumentos de 53,9%, 17,2% e 9,2%, respectivamente.

No mercado externo, a receita líquida apresentou aumento de 19,5%, proveniente do crescimento em todos os segmentos de transporte, infraestrutura e agricultura.

Em relação à distribuição da geração de receita da Tupy pelo mundo, a América do Norte representou 63% da receita da companhia no primeiro trimestre de 2019, enquanto as Américas do Sul e América Central representaram 18,9%, e a Europa 12,4%. Os demais 5,7% foram provenientes da Ásia, África e Oceania.

De acordo com a Tupy, outro ponto positivo deste primeiro trimestre foi a melhora significativa do capital de giro, que foi de 45 dias, 11 a menos que o mesmo período do mesmo trimestre de 2018.

Em nota, a empresa informa que três fatores contribuíram para isso: o aumento de R$ 123,4 milhões na linha de contas a receber, com redução de cinco dias de vendas; a elevação dos estoques no montante de R$ 86,2 milhões, com redução de quatro dias (em relação ao custo dos produtos vendidos); e o incremento de R$ 173,3 milhões na linha de contas a pagar, o que resultou em um aumento de dois dias.