WEG e Embraer firmam acordo de cooperação tecnológica em sistema de propulsão aeronáutica elétrica
A WEG e Embraer, duas das maiores exportadoras de produtos manufaturados de alta tecnologia do Brasil, anunciaram um acordo de cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e soluções para viabilizar a propulsão elétrica em aeronaves.
A parceria tem por objetivo acelerar o conhecimento das tecnologias necessárias ao aumento da eficiência energética das aeronaves a partir da utilização e integração de motores elétricos em sistemas propulsivos.
O processo de eletrificação faz parte de um conjunto de esforços realizados pela indústria aeronáutica, com vistas a atender seus compromissos de sustentabilidade ambiental, a exemplo do que já vem sendo feito com biocombustíveis para a redução de emissões de carbono.
Após o período de teste das tecnologias em laboratório, uma plataforma aeronáutica será utilizada para a integração e testes de sistemas complexos em condições de operação real. O primeiro voo do demonstrador movido a energia elétrica está previsto para 2020.
Acreditando no modelo de inovação aberta, a Embraer mantém colaboração com dezenas de universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, proporcionando a redução da distância entre a comunidade científica e as necessidades da indústria.
Atividades de PD&I também fazem parte da agenda da WEG, cuja estrutura é composta por 33 laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e ensaios de produtos no mundo. A empresa se dedica ao desenvolvimento de soluções para atender às grandes tendências voltadas à mobilidade elétrica, eficiência energética, energias renováveis e Indústria 4.0. Em 2018, 43% da sua receita foi gerada com produtos desenvolvidos em menos de cinco anos.

A parceria busca acelerar o conhecimento necessário para o aumento da eficiência energética das aeronaves a partir da utilização de motores elétricos em sistemas propulsivos.