Page 4 - Revista Fundição & Matérias-Primas
P. 4

CARTA DO PRESIDENTE



                   Com a indústria em constante transformação,                  REVISTA FUNDIÇÃO & MATÉRIAS-PRIMAS
               o futuro requer proatividade e reinvenção constante                                 ISSN 2179007-8

                                   rimeiramente, agradecemos a todos, visitan-  Presidente ABIFA
                                   tes  e expositores, patrocinadores  e traba-  Afonso Gonzaga
                            Plhadores envolvidos na 18ª FENAF – Feira           Diretor-executivo ABIFA
                             Latino-Americana de  Fundição,  cujos  esforços  e   Roberto João de Deus
                             empenho foram fundamentais para  o sucesso  de     Editora/Coordenação Geral
                             mais um evento.                                    Maria Carolina Garcia (MTB 28.926)
                             Dentro de um clima de recuperação dos mercados e   carol@abifa.org.br
                             alta expectativa com as reformas estruturais que po-  Coordenação Técnica
                             derão destravar o desenvolvimento da nossa indús-  Weber Büll Gutierres
          tria, a FENAF transcorreu dentro de novos parâmetros da economia. O   (wgutierres@abifa.org.br)
                                                                                Augusto Koch Jr.
          resultado foi além do esperado, com base nos depoimentos dos próprios   Antonio Diogo Pinto
          expositores, alguns relatados na matéria de cobertura da feira (pág. 19).  Representantes
          Já estamos discutindo o futuro, não apenas da feira, mas do setor de fun-  São Paulo & Minas Gerais:
          dição como um todo, considerando-se as transformações iminentes nos   Oswaldo Christo
          segmentos clientes, o que exigirá de nossas empresas atenção à evolução,   Tel. (31) 3412-7031 / Cel. (31) 99975-7031
          quer seja na tecnologia ou capacitação de seus gestores. Afinal, a produ-  oswaldo.christo@abifa.org.br
          tividade não está atrelada exclusivamente à máquina e seus operadores,   Santa Catarina & Paraná:
          mas também àqueles que conduzem todo o processo.                      Rangel Eisenhut
          Não podemos olhar apenas para dentro de nossas empresas ou no má-     Tel. (47) 3461-3340 / Cel. (47) 99181-7590
          ximo para o nosso vizinho. O verdadeiro risco pode estar a milhares de   rangel@abifa.org.br
          quilômetros de nossas empresas.                                       Rio Grande do Sul:
          Não podemos nos conformar em atender a mesma carteira de clientes     Grasiele Bendel
          indefinidamente. Um dos expositores da FENAF, estreante na feira, es-  Tel. (54) 3538-5177 / Cel. (54) 99664-2107
                                                                                abifa-rs@abifa.org.br
          tava lá justamente porque precisava expandir a sua carteira de clientes,
          até então limitada a uma empresa. Terminou o evento com mais de dez   Marketing: Yasmim Miranda Ding
          potenciais clientes em mãos.                                          Editoração eletrônica: Softmig
          A diversificação de mercados atendidos também merece atenção. Em sua
          apresentação no 9  BRICS International Foundry Forum, Fan Qi, vice-pre-  Projeto gráfico e diagramação
                          th
                                                                                Ana Paula Ribeiro | Perfil Editorial
          sidente da CFA – China Foundry Association, destacou a pulverização dos
          mercados atendidos pelas fundições chinesas como um de seus diferenciais,   Impressão
                                                                                Gráfica Grafilar
          acrescentando: “Se um segmento vai mal, outro acaba compensando”.
          Ademais, os seus clientes precisam da sua colaboração para melhorar o
          seu produto final. Caso você não o faça, o seu concorrente poderá tomar
          a sua iniciativa.
          Portanto, veja com muita atenção a evolução dos mercados que sua em-
          presa atende. Ela pode estar fornecendo para um cliente que está “mor-
          rendo” por conta de produtos que estão sendo substituídos pela evolução
          natural do negócio.                                                   FUNDIÇÃO & MATÉRIAS-PRIMAS é uma
          Com certeza a ABIFA não é mera expectadora deste cenário em transfor-  publicação mensal da ABIFA – Associação
          mação. Esta preocupação faz parte e está sempre em discussão na entidade,   Brasileira de Fundição.
          que representa e defende os seus interesses, para que no futuro possamos   Av. Paulista, 1.274, 20º andar
          nos estabelecer como um grande fornecedor mundial de peças fundidas.  01310-925 – São Paulo – SP – Brasil
                                                                                Tel. (11) 3549-3344
                                                             Afonso Gonzaga            www.abifa.org.br
                                                 Presidente da ABIFA/SIFESP
   1   2   3   4   5   6   7   8   9