Page 38 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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ENTREVISTA







                              Startups revolucionam os modelos


                               de negócios, levando agilidade e


                    resultados rápidos à indústria de manufatura






               egundo pesquisa realizada  presas brasileiras. Será?            nas Gerais, discorre com clareza
               pela CNI – Confederação      Nesta entrevista à Revista Fun-    sobre o papel das startups no fo-
         SNacional da Indústria e           dição & Matérias-Primas, Fábio     mento à produtividade da indús-
          pelo Instituto Euvaldo Lodi, em   Veras, CEO da CorpLabs e pre-      tria de manufatura, por meio do
          dez  anos  a  Indústria  4.0  deverá  sidente do SINDINFOR – Sindi-  uso de ferramentas consagradas
          ser realidade em 21,8% das em-    cato da Indústria Digital de Mi-   pela Indústria 4.0.





          A tecnologia e a inovação estão intrinsicamente associadas à produtividade, devendo ser vistas como motores
          do crescimento econômico do país. Como as startups podem contribuir para a melhora da produtividade da
          fundição?

          Veras: A cadeia de valor da inovação é composta por três camadas: as empresas ou indústrias, os centros de
          conhecimento científico e tecnológico e as startups, que são capazes de levar soluções de redução de custo,
          aumento da produtividade, otimização do uso de equipamentos e maior eficiência operacional a todas as indús-
          trias de manufatura. Trata-se de um modelo de negócios ágil e assertivo, que por seu caráter digital se adapta
          facilmente a segmentos diversos.




          Qual os principais diferenciais de uma startup em relação a uma empresa tradicional?
          Veras: As startups trazem sobretudo a perspectiva de uma cultura ágil, de uma maneira diferente de lidar com
          o planejamento e o risco. Elas começam com um produto mínimo viável, que vai sendo adaptado a partir de
          sugestões e inputs do próprio mercado. Portanto, as startups adaptam com muita facilidade o seu modelo, que em
          razão de ser digital é mais ágil que uma empresa tradicional.




          As startups ainda sofrem “preconceito” no mundo corporativo?
          Veras: Hoje já ficou claro que a indústria e a grande empresa tem muito a aprender com o modelo startup de
          criar e fazer crescer um negócio. É um equívoco olhar para uma startup e ver apenas o clima descontraído e os
          benefícios diferenciados, pois elas também são extremamente focadas em resultados, fazendo uso de modelos
          de gestão, método Kanban e, sobretudo, metodologias ágeis e digitais como o Design Sprint e os Squads de
          desenvolvimento de soluções.


          38      FMP, SETEMBRO 2019
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