Page 38 - Revista Fundição & Matérias-Primas
P. 38
ENTREVISTA
Startups revolucionam os modelos
de negócios, levando agilidade e
resultados rápidos à indústria de manufatura
egundo pesquisa realizada presas brasileiras. Será? nas Gerais, discorre com clareza
pela CNI – Confederação Nesta entrevista à Revista Fun- sobre o papel das startups no fo-
SNacional da Indústria e dição & Matérias-Primas, Fábio mento à produtividade da indús-
pelo Instituto Euvaldo Lodi, em Veras, CEO da CorpLabs e pre- tria de manufatura, por meio do
dez anos a Indústria 4.0 deverá sidente do SINDINFOR – Sindi- uso de ferramentas consagradas
ser realidade em 21,8% das em- cato da Indústria Digital de Mi- pela Indústria 4.0.
A tecnologia e a inovação estão intrinsicamente associadas à produtividade, devendo ser vistas como motores
do crescimento econômico do país. Como as startups podem contribuir para a melhora da produtividade da
fundição?
Veras: A cadeia de valor da inovação é composta por três camadas: as empresas ou indústrias, os centros de
conhecimento científico e tecnológico e as startups, que são capazes de levar soluções de redução de custo,
aumento da produtividade, otimização do uso de equipamentos e maior eficiência operacional a todas as indús-
trias de manufatura. Trata-se de um modelo de negócios ágil e assertivo, que por seu caráter digital se adapta
facilmente a segmentos diversos.
Qual os principais diferenciais de uma startup em relação a uma empresa tradicional?
Veras: As startups trazem sobretudo a perspectiva de uma cultura ágil, de uma maneira diferente de lidar com
o planejamento e o risco. Elas começam com um produto mínimo viável, que vai sendo adaptado a partir de
sugestões e inputs do próprio mercado. Portanto, as startups adaptam com muita facilidade o seu modelo, que em
razão de ser digital é mais ágil que uma empresa tradicional.
As startups ainda sofrem “preconceito” no mundo corporativo?
Veras: Hoje já ficou claro que a indústria e a grande empresa tem muito a aprender com o modelo startup de
criar e fazer crescer um negócio. É um equívoco olhar para uma startup e ver apenas o clima descontraído e os
benefícios diferenciados, pois elas também são extremamente focadas em resultados, fazendo uso de modelos
de gestão, método Kanban e, sobretudo, metodologias ágeis e digitais como o Design Sprint e os Squads de
desenvolvimento de soluções.
38 FMP, SETEMBRO 2019