Page 13 - Revista Fundição & Matérias-Primas
P. 13
Segundo a entidade, a produção 324.330 de unidades, foram as mento de autoveículos, +9%
de 209.296 unidades em dezem- piores desde 2002. Em valores, a nas exportações e +25% na
bro foi uma boa surpresa, apesar receita de US$ 7,4 bilhões foi me- produção em 2021. Estes índi-
de todos os desafios logísticos, nos da metade do que se exportou ces são bons, porém insuficien-
limitações de insumos e protoco- em 2017 (US$ 15,9 bilhões). tes para a retomada dos pata-
los sanitários. mares de 2019, pré-pandemia.
O segmento de caminhões, im-
No acumulado do ano, os núme- pulsionado pelo agronegócio e Para máquinas agrícolas e rodo-
ros do setor apresentaram quedas pelo crescimento do e-commerce, viárias, a expectativa é de cres-
acentuadas, mas não tão drásticas foi o que teve as menores perdas cimento de +7% nas vendas,
como se projetava no início da entre os autoveículos, com queda +9% nas exportações e +23%
pandemia. “A grande injeção de re- de -11,5% nos licenciamentos em na produção.
cursos emergenciais na economia relação a 2019.
Nas palavras de Luiz Carlos
e a força do agronegócio ajudaram Moraes, presidente da entidade,
a amenizar as perdas do segundo Para este ano, “nunca foi tão difícil projetar os
trimestre, quando boa parte das fá- resultados de um ano, pois te-
bricas e lojas permaneceram fecha- a projeção de mos uma neblina à nossa frente
das”, afirma a Associação.
crescimento é desde março, quando começou
As vendas ao mercado interno to- a pandemia. Infelizmente, ob-
talizaram 2.058.437 unidades em de +25% servamos uma segunda onda de
2020; queda de -26,2%. Com este COVID-19 em países do hemis-
volume, recuou-se ao patamar de fério norte, que parece ter chega-
2016, auge da última crise econô- Comerciais leves caíram -16%, do também ao Brasil. E sabemos
mica brasileira. automóveis -28,6% e ônibus que uma imunização pela vacina
-33,4%. Já as máquinas agrícolas será um processo demorado, que
Já a produção, de 2.014.055 au- e rodoviárias venderam +7,3% tomará quase todo o ano, impe-
toveículos, encolheu -31,6% em que em 2019. dindo uma retomada mais rápida
2020, deixando a indústria auto-
da nossa economia. Soma-se a
mobilística com uma ociosidade isso a pressão de custos, as ne-
técnica de quase 3 milhões de Projeções para 2021 cessidades urgentes de reformas
unidades.
A ANFAVEA estima um au- e surpresas desagradáveis, como
As exportações, que somaram mento de +15% no licencia- o aumento do ICMS paulista”. g
FMP, JANEIRO 2021 13