Page 23 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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desta maneira para a conservação
de diversos recursos naturais. Por
este motivo, já fomos premiados
duas vezes, uma em Florianópolis -
Prêmio Expressão de Ecologia (em
2015), e outra em Curitiba - Prêmio
Sesi ODS (em 2016).
Como foi 2020 para a Fundição Tiger?
Baptista: A nossa principal perda
em 2020 foi emocional, com o fale-
cimento de minha sócia e parceira
de negócios Elizabeth Simão, cuja
atuação na empresa foi fundamental Time da Fundição Tiger. João Baptista Filho é o quinto, da esquerda para a direita.
para a mudança de rumo e sucesso da
fundição. Com relação às dificuldades associadas à pandemia da COVID-19, felizmente a Tiger não teve nenhuma
crise de volume no período. Ao contrário, em 2020 crescemos +10% sobre o volume faturado em 2019. Acredito que
a gestão focada, a dedicação do time e o segmento no qual atuamos ajudou no alcance desta performance positiva.
Qual a previsão para 2021?
Baptista: Para este ano, com o investimento realizado na fusão e moldagem, temos em nosso budget crescer 25% em
relação a 2020. A nossa carteira de pedidos, assim como a performance produtiva atingida nos dois primeiros
meses de 2021 nos levam a crer que alcançaremos o que planejamos.
Como o senhor analisa o futuro do setor de fundição no Brasil?
Baptista: O futuro do nosso setor dependerá de alguns movimentos globais, como a entrada dos veículos movi-
dos a eletricidade, o comportamento da economia global face às sequelas que ficarão da pandemia e assim por
diante. Dentro de nosso planejamento estratégico, acreditamos que deveremos partilhar com os nossos clientes,
fornecedores e colaboradores de um futuro promissor.
Algum sinal de alerta?
Baptista: Certamente! Um fator que está colocando o nosso segmento em alerta máximo é o crescimento ex-
pressivo dos preços de insumos, como sucata de aço, ferroligas e resinas, sem que seja dada qualquer condição
e tempo para negociação. Além disso, desde o segundo semestre do ano passado temos sofrido com os atrasos
na entrega de pedidos, pois quase todos os clientes ativos dobraram o volume adquirido. Acredito que esta seja
uma reclamação corrente de todas as empresas do setor. g
*As opiniões expressas pelos entrevistados não são necessariamente as adotadas pela ABIFA e pela revista Fundição &
Matérias-Primas, que podem inclusive ser contrárias a estas.
FMP, FEVEREIRO 2021 23