Page 7 - Revista Fundição & Matérias-Primas
P. 7

Segundo Luiz Cassiano R. Rosolen,  preservando  a  competitividade  e  Usinados.  Neste  contexto,  des-
          diretor-presidente da Romi, “os  dos nossos clientes. Mesmo dian- tacamos a rápida reação de nossa
          resultados de 2020 consolidam  te dos desafios impostos pela  cadeia de supply chain e a melhoria
          o sucesso que alcançamos com  pandemia, o ambiente industrial  constante  nos processos internos.
          o lançamento das nossas novas  demonstrou recuperação, refle- A subsidiária  BW, no 4T20,  além
          gerações de produtos, todos ade-  tindo positivamente na entra- de apresentar um resultado opera-
          quados para a Indústria 4.0, en-  da de pedidos e nas carteiras de  cional positivo, capturou importan-

          tregando maior produtividade e  Máquinas Romi e de Fundidos  tes pedidos para o ano de 2021”. g








                            Sebrae e Apex-Brasil firmam acordo mam acordo
                            Sebrae e Apex-Brasil fir

                                 para pr
                                 para promover as exportações omover as exportações

                              de pequenos negócios brasileir
                              de pequenos negócios brasileirosos

         O                                                                     das pela Agência em 2020. Com
                    Sebrae e a Apex-Brasil  empresas, sendo 100 delas com  de 14 mil empresas foram apoia-

                    assinaram um acordo  perfil  de  exportadoras  interna-
                    de cooperação para  cionalizadas até 2021. “Atual-
                                                                               elas, englobamos 32% da expor-
          ampliar a internacionalização dos  mente, das 25 mil empresas do  tação total do Brasil, ou seja,
          pequenos negócios brasileiros. A  país  que  exportam,  uma  a  cada  mais  de  US$  66  bilhões.  Por
          parceria vai contribuir com a ge-  três  (8,4  mil),  são  de  pequeno   meio de nossas ações de quali-
          ração de inteligência de mercado  porte. Apesar dessa participação   ficação e geração de inteligência
          para subsidiar ações de promo-    significativa, as micro e peque-   de mercado para subsidiar os
          ção comercial com foco nas mi-    nas  empresas  exportadoras  são   empresários brasileiros, espera-
          cro e pequenas empresas, desen-   responsáveis por apenas 1% dos     mos ampliar a competitividade

          volver ações de sensibilização e  valores negociados. Nós quere-     das micro e pequenas empresas
          difusão da cultura exportadora e  mos, com essa parceria com a       do país no mercado internacional.
          promover as Indicações Geográ-    Apex-Brasil, converter no míni-    Nossa parceria com  o Sebrae  vai
          ficas brasileiras no exterior, entre  mo 20% dessas empresas parti-  reforçar esse trabalho, por meio
          outras iniciativas.               cipantes do projeto em exporta-    da cooperação e do desenvol-
                                            doras, no prazo de três anos”.
          Segundo Carlos Melles, presi-                                        vimento de ações conjuntas de
          dente  do  Sebrae,  a  expectativa  Sergio  Segovia,  presidente  da  sensibilização e difusão da cul-

          é atender, neste momento, 300  Apex-Brasil,  ressalta  que  “mais  tura exportadora”. g

                                                                                      FMP, FEVEREIRO 2021      7
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12