Page 7 - Revista Fundição & Matérias-Primas
P. 7
Segundo Luiz Cassiano R. Rosolen, preservando a competitividade e Usinados. Neste contexto, des-
diretor-presidente da Romi, “os dos nossos clientes. Mesmo dian- tacamos a rápida reação de nossa
resultados de 2020 consolidam te dos desafios impostos pela cadeia de supply chain e a melhoria
o sucesso que alcançamos com pandemia, o ambiente industrial constante nos processos internos.
o lançamento das nossas novas demonstrou recuperação, refle- A subsidiária BW, no 4T20, além
gerações de produtos, todos ade- tindo positivamente na entra- de apresentar um resultado opera-
quados para a Indústria 4.0, en- da de pedidos e nas carteiras de cional positivo, capturou importan-
tregando maior produtividade e Máquinas Romi e de Fundidos tes pedidos para o ano de 2021”. g
Sebrae e Apex-Brasil firmam acordo mam acordo
Sebrae e Apex-Brasil fir
para pr
para promover as exportações omover as exportações
de pequenos negócios brasileir
de pequenos negócios brasileirosos
O das pela Agência em 2020. Com
Sebrae e a Apex-Brasil empresas, sendo 100 delas com de 14 mil empresas foram apoia-
assinaram um acordo perfil de exportadoras interna-
de cooperação para cionalizadas até 2021. “Atual-
elas, englobamos 32% da expor-
ampliar a internacionalização dos mente, das 25 mil empresas do tação total do Brasil, ou seja,
pequenos negócios brasileiros. A país que exportam, uma a cada mais de US$ 66 bilhões. Por
parceria vai contribuir com a ge- três (8,4 mil), são de pequeno meio de nossas ações de quali-
ração de inteligência de mercado porte. Apesar dessa participação ficação e geração de inteligência
para subsidiar ações de promo- significativa, as micro e peque- de mercado para subsidiar os
ção comercial com foco nas mi- nas empresas exportadoras são empresários brasileiros, espera-
cro e pequenas empresas, desen- responsáveis por apenas 1% dos mos ampliar a competitividade
volver ações de sensibilização e valores negociados. Nós quere- das micro e pequenas empresas
difusão da cultura exportadora e mos, com essa parceria com a do país no mercado internacional.
promover as Indicações Geográ- Apex-Brasil, converter no míni- Nossa parceria com o Sebrae vai
ficas brasileiras no exterior, entre mo 20% dessas empresas parti- reforçar esse trabalho, por meio
outras iniciativas. cipantes do projeto em exporta- da cooperação e do desenvol-
doras, no prazo de três anos”.
Segundo Carlos Melles, presi- vimento de ações conjuntas de
dente do Sebrae, a expectativa Sergio Segovia, presidente da sensibilização e difusão da cul-
é atender, neste momento, 300 Apex-Brasil, ressalta que “mais tura exportadora”. g
FMP, FEVEREIRO 2021 7